Foto: Katarine Almeida.

O cidadão boa-vistense tem um feriado prolongado à vista. Na sexta-feira, dia 29 de abril, é celebrada a sexta-feira da Paixão, marcando as comemorações da Semana Santa, que encerram no domingo de Páscoa. O prefeito Arthur Henrique decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, dia 28, que somado ao fim de semana, resultará em quatro dias de descanso.

Para manter a cidade em ordem e atender as demandas da população, a Prefeitura de Boa Vista manterá todos os serviços essenciais em funcionamento. O serviço de coleta de lixo domiciliar vai operar sem interrupções, passando nos dias da semana já programados para cada localidade da capital.

A Guarda Civil Municipal também estará de prontidão, garantindo a segurança dos cidadãos e do patrimônio público, bem como os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.

Transporte público – Permanecerá em funcionamento durante todos os dias do feriadão, com alterações de frota e horário. Os ônibus vão operar no horário regular, das 6h à meia-noite, porém com 70% da frota em circulação. Já os táxis-lotação funcionarão das 6h às 20h, na quinta, sábado e domingo e das 6h às 14h na sexta-feira. Já os convencionais operam livremente.

Saúde Municipal – No feriadão, serão mantidos os serviços essenciais da Saúde, que são o SAMU/BV e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento volta ao normal a partir de segunda-feira, dia 1º de abril.

Mercados municipais – Os espaços funcionarão no horário habitual para fins de semana e feriados, das 6h às 14h, com exceção do Mercado Municipal Sabá Floresta, no bairro São Vicente, que permanecerá fechado durante todo o feriadão. Fazem parte da estrutura de mercados da Prefeitura:

·       Francisco Ferreira Lima e Mercado do Peixe (Asa Branca)

·       Mercado Municipal Buritis

·       Mercado Municipal Romeu Caldas de Magalhães (bairro Mecejana)

·       Mercado Municipal São Francisco

 

Governo do Estado

O Governo de Roraima informa que foi declarado ponto facultativo em todas as repartições públicas da administração direta e indireta do Poder Executivo do Estado na quinta-feira, 28 de março de 2024, véspera do Feriado da Sexta-feira Santa, no dia 29 de março, de acordo com o Decreto n° 35.745-E.

Neste período funcionarão apenas os serviços essenciais da estrutura governamental. O expediente regular retorna na próxima segunda-feira, 1º de abril.

SAÚDE

Haverá mudanças no atendimento ao público em algumas unidades da Sesau. As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência, como Pronto Socorro Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente.

Os atendimentos do Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, Laboratório de Patologia do Estado de Roraima e Centro Diagnóstico Especializado do HGR retornarão às atividades na próxima segunda-feira, 1º de abril.

A Policlínica Coronel Mota abrirá apenas na quinta-feira, 28 de março, para atendimento de pacientes já agendados, enquanto o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima funcionará no sábado, dia 30, apenas para doadores de aféreses já agendados. Os demais serviços retornam no dia 1º de abril.

CAER

Não haverá atendimento presencial nas unidades da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima. O atendimento de manutenção das redes de abastecimento de água e tratamento de esgotos funcionará em regime de plantão, bem como das Estações de Tratamento e Estações Elevatórias.

Os clientes que necessitarem de atendimento devem entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis.

Site (Chat): O cliente tem acesso também a diversos serviços clicando nos ícones da Agência Virtual ou no Chat com o atendente virtual “Ed”. Para atendimento via chat, basta acessar o site e clicar no avatar localizado no canto inferior do lado direito da página e solicitar os serviços.

Caer Mobile: Disponível para Android na Google Play Store () e iOS na App Store.

WhatsApp: Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98406-3819, para tratar de problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água.

Call Center: O SAC 0800 280 9520 funcionará normalmente, das 8h às 18h e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das Estações de tratamento e Estações elevatórias.

POLÍCIA CIVIL

O atendimento nas unidades da Polícia Civil durante o feriado ocorrerá em todos os Distritos Policiais da Capital para registro de Boletim de Ocorrência.

O cidadão também pode registrar o Boletim de Ocorrência na modalidade online, por meio da Delegacia Virtual do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), que funciona neste endereço.

Uma equipe de policiais atende o registro realizado pelo cidadão na modalidade online, analisa e encaminha o boletim de ocorrência para o e-mail informado e o procedimento será encaminhado para providências.

Os casos de violência doméstica e intrafamiliar podem ser registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que funciona em regime de plantão 24 horas. Casos que ensejam medida protetiva de urgência ou requisição pericial devem ser registrados na Central de Flagrantes. A Deam está localizada na Casa da Mulher Brasileira, na rua Uraricoera, s/n, bairro São Vicente.

Os casos mais graves, em que se torne necessário expedir requisições ou a lavratura de auto de prisão em flagrante ou termo circunstanciado de ocorrência, os trabalhos serão concentrados na Central de Flagrantes, na sede do 5º DP, localizada na rua Parque Industrial, s/n, no Distrito Industrial.

POLÍCIA MILITAR

O policiamento ostensivo e preventivo ocorre normalmente na capital e no interior de Roraima, incluindo as guarnições do programa Polícia na Rua, do policiamento especializado e das Companhias de Policiamento de Fronteira. Estas equipes atuarão em viaturas, motocicletas e no policiamento montado.

A população pode acionar a PMRR por meio do 190 ou do aplicativo Polícia na Rua, disponível para Android e iOS.

BOMBEIROS

Serão empregados bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca, salvamento e mergulho.

Na atual crise de estiagem pela qual passa o Estado, o Corpo de Bombeiros reitera que a prevenção de incêndios florestais é de responsabilidade de toda a sociedade roraimense e enfatiza que o uso do fogo em áreas urbanas e rurais está proibido. O CBM trabalha com efetivo de 300 militares da corporação no combate direto às queimadas em Roraima, além dos militares atuando em funções administrativas e apoio indireto.

A população pode denunciar queimadas ilegais por meio dos telefones 190 (PM), 191 (PC) e 193 (CBMRR).

Ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios florestais e em residências, comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here