Foto: Giovani Oliveira/Semuc BV.

A maior Unidade Básica de Saúde (UBS) entregue até agora pela gestão municipal, seguindo o modelo do Ministério da Saúde, foi inaugurada pelo prefeito Arthur Henrique, nesta quarta-feira, 27, no bairro Equatorial, zona oeste de Boa Vista. A UBS Maria das Dores Pereira da Silva salta de nove salas para um total de 26.

De porte IV, a nova unidade vai proporcionar melhores condições de serviços aos profissionais, além do atendimento de qualidade à população. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, há menos de uma semana, a gestão municipal entregou duas UBSs para a população da capital e anunciou novas construções.

“Temos três novas UBSs em construção, que são no bairro Said Salomão, P.A. Nova Amazônia e Vila Jardim, no bairro cidade de Satélite. Vamos dar ordem de serviço para a construção de mais quatro unidades e já garantimos recursos para outras duas UBSs, que ainda vão ser licitadas, nos bairros Asa Branca e 13 de Setembro”, disse.

Com horário de atendimento das 7h às 19h, a unidade oferece serviços de consultas médicas, consultas de enfermagem, acompanhamento de pré-natal, vacinação, testes rápidos, farmácia, atendimento odontológico, entre outros. Segundo a secretária de saúde, Regiane Matos, o prédio possui estrutura moderna e completa.

“Essa unidade vem para fortalecer e ampliar o acesso da população aos vários serviços de saúde na nossa capital. Para que a gente possa cada vez mais oferecer um atendimento de qualidade aos moradores do Equatorial, a UBS passa a ter sede própria e é a maior unidade básica de Boa Vista”, disse.

Prefeito Arthur Henrique (MDB). Foto: Giovani Oliveira/Semuc BV.

Estrutura UBS

O prédio conta com uma sala para exames de malária, onde a unidade ofertará o exame de gota espessa, considerado o “padrão ouro” do Ministério da Saúde. Moradora do bairro há 14 anos, Ester Rodrigues, celebrou a inauguração da nova unidade.

“Essa unidade de saúde é um sonho realizado. Nosso bairro possui milhares de moradia, ou seja, famílias que receberão o atendimento dessa UBS aqui perto das nossas casas. Cuidar da saúde é cuidar das pessoas e a gente sente esse cuidado com esse prédio lindo que recebemos”, contou.

Equipe de profissionais

A UBS conta ainda com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). As atividades iniciam com três equipes de Estratégia de Saúde Bucal (ESB), dois farmacêuticos e 24 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here