Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Foto: Arquivo/Secom-RR

Em decisões distintas, a Justiça de Roraima afastou por 120 dias o diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), João Batista Ferreira Filho, e a diretora da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), Maria José da Conceição.

O afastamento do diretor do CPP versa sobre denúncias do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima (Sindppen-RR) sobre assédios contra agentes da unidade prisional, muitas delas afastadas com atestados psiquiátricos.

Na última terça-feira (19), vários policiais penais se reuniram na Assembleia Legislativa de Roraima para se manifestarem contra a cúpula da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

O afastamento da diretora da Pamc foi determinado pela Justiça a partir de um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR).

Conforme denúncia da autarquia, os presos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo vem sofrendo, por parte dos policiais penais, tratamento indigno.

Entre os casos relatados na denúncia, há o de tortura contra vários presos, ameaça e omissão de socorro. É relatado ainda a morte de dois detentos dentro da unidade prisional.

O documento também cita investigações de irregularidades na Pamc, assim como ação criminosa por parte de policiais militares e agentes penitenciários.

Além disso, a denúncia relata ainda interrupção do fornecimento de água e suposto fornecimento de comida estragada. Cerca de 25 presos tiveram que receber atendimento médico nesta quinta-feira (21) com dores de barriga e diarreia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here