Foto: Welika Matos/ Semuc BV.

2ª Jornada de Integração Regional/2024 começou nesta quarta-feira, 20, em Boa Vista. O evento é promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, para divulgar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), além de detalhar os incentivos fiscais administrados em Roraima.

O prefeito Arthur Henrique participou da abertura do evento, onde destacou  a importância da parceria com grandes instituições de investimentos, como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Banco Amazônia (Basa) e outras agências que contribuem para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

“É um momento que podemos apresentar essas instituições e as oportunidades que elas oferecem para a redução de tributos e impostos, através dos incentivos fiscais para comerciantes e empresários aqui de Boa Vista em especial, visto que a capital é mola propulsora da economia do nosso Estado. Essas instituições também oferecem acesso a recursos, principalmente de pesquisa e inovação, para aqueles que tem interesse em inserir novos produtos e serviços que possam ser diferenciais para Boa Vista”, disse o prefeito.

A primeira edição da jornada na capital trouxe bons resultados. Segundo o superintendente adjunto executivo da Suframa, Frederico Aguiar, o órgão aumentou para quase 1 mil o números de empresas cadastradas, trazendo mais investimentos para Roraima. A expectativa é superar essa marca com esta segunda.

“Esse ano, pela Lei de Informática, são mais ou menos R$ 18 milhões em investimento para Roraima. Já temos resultados efetivos da primeira jornada e esperamos que essa segunda seja ainda a melhor, com mais recursos e mais empresas recebendo incentivos fiscais da SUFRAMA, SUDAN e acessando os créditos do Banco da Amazônia”, afirmou o superintendente.

O empresário no ramo de cajulcultura, José Oliveira, foi um dos participantes do evento. Há seis anos, ele veio do Ceará (CE) para Roraima e começou a investir no nicho aqui, ao notar que o cultivo é propício para a região. Também avaliou o tempo de produção e a safra, maior que a do Nordeste do país, por exemplo. Hoje, ele possui um viveiro de produção de caju em funcionamento na região do Bom Intento.

“Montamos uma empresa agroindustrial e ficamos interessados nos incentivos fiscais. Vejo que é muito importante essa interligação, esse apoio com o financiamento. Verdadeiramente, para quem quer se desenvolver, é um braço muito forte para ajudar. E cada empresário vai buscar, através da sua ideia, do seu conhecimento e  operacionalização, o seu sucesso”, disse o empresário.

Programação – As palestras vão até esta quinta-feira, 21, e acontecem na sede administrativa do Sesc Roraima. Elas são voltadas para empresários, comerciantes, governos, estudantes e profissionais liberais de áreas diversas, tais como administração, contabilidade, economia, entre outras.

Dentre as palestras, a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento de Boa Vista (AME BV) abordará sobre os incentivos que a Prefeitura de Boa Vista oferece aos empreendedores locais.

Confira a programação do evento:

Dia 21/03: Palestas sobre Incentivos Fiscais, benefícios do cadastro na Suframa, Recursos da Prefeitura de Boa Vista para empreendedorismo e inovação, além da apresentação de projetos industriais e agroindustriais para obtenção de incentivos fiscais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here