Fazenda de Soja na região. Foto: arquivo.

O vazio sanitário da soja está encerrado em Roraima. Agora o produtor está permitido a fazer a semeadura para a colheita de 2024. O objetivo da medida sanitária é evitar a propagação da praga ferrugem-asiática nas áreas produtivas do Estado de Roraima e quebrar o ciclo de produção de esporos do fungo.

A Portaria nº 1618 da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) de 15 de setembro de 2023 regulamenta o período de plantio no Estado, que vai de 19 do corrente mês a 26 de junho de cada ano. Caso haja alteração de período pela SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária) do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a agência estadual fará a comunicação oficial.

De acordo com o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, Roraima espera chegar a mais de 150 mil hectares de soja plantada, ultrapassando os 200 mil quando inclui-se o plantio de arroz, feijão e milho também nesta conta.

Parisi ressaltou que o Estado vem crescendo exponencialmente nestes cultivos, proporcionando o aumento de emprego e renda para toda população. Destacou também que a Aderr, no intuito de proteger essas produções, tem atuado para que a sanidade esteja presente em todas as lavouras e garanta um desenvolvimento consistente no campo, ajudando o produtor a ter melhor rentabilidade com produtos livres de doenças.

“Agora o produtor está livre para poder plantar assim que desejar. Ele deve aguardar somente as condições climáticas favoráveis para começar a plantar a soja da safra 2024”, enfatizou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

O gestor salienta ainda que o Programa de Controle da Ferrugem Asiática, criado em junho de 2022 pelo Governo do Estado, obedece a uma determinação do Mapa e possibilitou a criação de um cadastro de todos os produtores de soja de Roraima, o que beneficiou a implantação das ações de controle da sanidade na produção.

Foto: divulgação

Febre aftosa

A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta semana a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2024 e a vermifugação de bovinos na comunidade indígena Truaru da Cabeceira, localizada a 75km da capital. A meta é imunizar 3.500 animais no município até o dia 27 de março.

As equipes da campanha percorrerão todas as comunidades indígenas que possuem rebanho bovino. De acordo com o Ministério da Agricultura (MAPA), esta deve ser a última etapa de vacinação contra a Febre Aftosa no estado de Roraima, que então passará a receber o status de livre de aftosa sem vacinação.

Durante a campanha, a prefeitura disponibiliza todo o material para a vacinação e vermifugação dos animais. A assistência técnica especializada com médico veterinário e técnicos agropecuários da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) também são disponibilizados de forma gratuita.

Confira a programação:

·       18/03- Truaru da Cabeceira e Serra da Moça

·       19/03- Serra do Truaru e Morcego

·       20/03- Bom Jesus e Lago Grande

·       21/03- Reino de Deus e Milho

·       22/03- Mauixi, Três Irmãos e Vista Nova

·       25/03- Campo Alegre e Ilha

·       26/03- Vista Alegre e São Marcos

·       27/03- Darôra

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here