Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil às centenas diariamente (Foto: Divulgação)

Mais de 125 mil migrantes e refugiados, da Venezuela, já foram interiorizados pelo Brasil, por meio da Operação Acolhida. Eles vivem, atualmente, em mais de mil municípios de todas as regiões do país. Curitiba, no Paraná, e Manaus, Amazonas, são as cidades com maior número de acolhidos, desde 2018. Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (8).

A Operação Acolhida é estruturada em torno de três eixos: ordenamento de fronteira; acolhimento; e interiorização. Ela ajuda no deslocamento organizado dos refugiados e migrantes, e oferece oportunidades para integração socioeconômica e cultural. É uma reposta humanitária às demandas, que chegam ao Brasil, pela fronteira com a Venezuela, e envolve ações de diferentes atores, distribuídos em comitês.

De acordo com os dados do governo, a população venezuelana, fora dos abrigos, aumentou 8%, em janeiro deste ano. No alojamento temporário, foram atendidas 210 pessoas nos serviços de pernoite.

Cerca de nove, em cada dez venezuelanos, migram em grupos familiares. O perfil de refugiados e migrantes é de pessoas em situação de vulnerabilidade, que necessitam e têm direito a serviços como os oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social e a programas de transferência de renda.

As Forças Armadas coordenam as atividades operacionais, com apoio das agências da Organização das Nações Unidas, sociedade civil e entidades privadas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here