Foto: Reprodução/Redes Socais

O Centro de Liderança Pública (CLP), Organização Não-Governamental que desde 2008 estuda com profundidade os indicadores socioeconômicos de cada estado, e que divulga anualmente um relatório completo dos índices de competitividade de cada um deles, divulgou esta semana o resultado de mais um anuário de pesquisas e que constata aquilo que todo roraimense vive no seu dia a dia: nossos indicadores só pioram, em diversos setores.

No ranking de competividade dos estados, Roraima aparece em 25° lugar, num universo de 26 estados. Os itens analisados no estudo foram: solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, infraestrutura, potencial de mercado, sustentabilidade ambiental, segurança e educação. Dentre os nossos piores resultados, destaca-se o Índice de Liquidez, que é uma métrica que avalia a capacidade do estado de cumprir obrigações financeiras com base em recursos disponíveis.

Este indicador do ranking de competividade dos estados utiliza dados do Siconfi (Secretaria do Tesouro Nacional), como exemplo. E foi justamente a esta Secretaria que o governo do Estado deu como garantidora do empréstimo quase bilionário que nos endividaria pelos próximos dez anos e que foi barrado pela Justiça após a negativa da própria pasta da União. Veja só.

Em outros resultados catastróficos, o Estado de Roraima exibiu piora relativa, em especial, nos pilares de Solidez Fiscal (-10 posições), Capital Humano (-8), e Sustentabilidade Ambiental e Infraestrutura (-5 cada). Todavia, houve melhora no pilar de Segurança Pública (+3 posições), segundo o documento.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Sobram propagandas e faltam políticas públicas eficazes

Se pensasse no coletivo, ao invés de limitar os benefícios de sua gestão ao seu grupo de aliados, Antonio Denarium estaria mais preocupado em sanar esses que nos tornam menos competitivos e atraentes aos grandes investidores.

É do interesse do governador, por exemplo, que outras grandes indústrias de corte de carne se instalem por aqui, sendo a dele a única em atuação? Sim, para quem não lembra foi na gestão de Denarium que o Mafirr foi extinto, o único matadouro-frigorífico estadual. Na sequência, seu empreendimento multimilionário dominou o mercado por W.O.

É do interesse dos aliados do governador que empresas de fora se instalem aqui, e se tornem seus concorrentes diretos? Ainda que com os problemas graves e nunca resolvidos por Denarium no tocante ao fornecimento de água, luz e internet em Roraima, uma gestão comprometida com o desenvolvimento econômico estadual não estaria em grandes rodas de negócios no Centro-Sul do Brasil, em busca desses investimentos? Não é o que acontece. Pelo contrário, como mostrou o estudo acima citado.

Ainda que todos os indicadores de uma entidade séria e reconhecida por órgãos essenciais de governo apontem o caos em Roraima, Denarium segue a distribuir fábulas sobre sua atuação política dentro do estado. “O homem que salvou Roraima”. “Roraima cada dia melhor”… enquanto nós, que vivemos a realidade de nossa terra, sabemos bem a dificuldade de conseguir prosperar economicamente, no mesmo ritmo em que o governador e seus aliados.

Desenvolvimento Humano é “extraordinário” na visão atual de governo

Nesta terça-feira (5), o governador pediu que Assembleia Legislativa de Roraima prorrogasse por mais um ano o período de permanência de duas secretarias tidas como “estratégicas” para a gestão. Diante dos resultados mostrados pelo estudo, chegamos a conclusão que as secretarias em questão são mesmo estratégicas para a realocação de seus comissionados. Uma delas é a de Desenvolvimento Humano, a SEEDHS.

Uma pasta com a responsabilidade de assessorar o governador no planejamento, coordenação e articulação para a implementação de políticas públicas de forma integrada e intersetorial, sequer faz parte do quadro fixo de pastas da gestão. E apresentando resultados assim, como o do estudo, mostram que pouco ou nada tem sido feito ali para resolver as questões essenciais ao bom andamento da nossa sociedade.

A outra prorrogação de funcionamento é a da Secretaria de Atração Investimentos (SEEAI), que, pelo visto na pesquisa de resultados, também não tem conseguido atrair muita coisa para cá. Até ano passado, o governador das mídias sempre gostou de publicar fotos de seus chás da tarde com empresários visitantes, que estariam interessados em investir em Roraima. O resultado prático das tardes de conversa, e tantos biscoitos, são os indicadores cada vez menos interessantes e menos investimentos externos para nós.

A esperança de investimento econômico ainda passa por ações do governo federal, que conseguiu tirar do papel o linhão de Tucuruí e tem estreitado laços com o governo da Guiana, em busca de melhorar a logística e ajudar a vender nossas safras. O mérito disso ficará em Brasília.

E a nós, Comércio, Indústria e Serviços, que aqui tentamos prosperar e desenvolver conjuntamente com a sociedade roraimense, só nos resta não cair na lábia daqueles que muito falam, mas quando os resultados aparecem, nada bate.

Podemos citar como um exemplo disso, o discurso de abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia, no mês passado, quando o governador usurpou o resultado de outra pesquisa nacional que mostra que Boa Vista é a capital com maior liberdade para se empreender no país, e ampliou o resultado em benefício de si próprio, para o estado de Roraima.

É com este tipo de postura que temos que lidar. É com gente desatenta que Denarium acha que está lidando.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here