A jornalista Cyneida Correira. Foto: Marley Lima.

A jornalista Cyneida Correia lança, nesta sexta-feira (8), o o livro “Entre as páginas do tempo”, que traz a história e criação de jornais impressos de Roraima no período de 1907-1988. O evento ocorrerá às 9h, na Assembleia Legislativa de Roraima e faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher do Poder Legislativo roraimense.

A obra é fruto da dissertação de mestrado da jornalista, que realizou uma profunda pesquisa sobre os jornais impressos do Estado. O livro aborda a trajetória do jornalismo e a construção política dos jornais, com o intuito principal de preservar a memória da mídia e da sociedade roraimense.

“É uma pesquisa muito legal para quem gosta de história, pois foram 30 jornais que pesquisei com informações sobre imagens, os laços políticos dos jornais, das pessoas que trabalharam, bem como outras informações desses veículos. É um grande levantamento sobre o jornalismo roraimense, com fatos inéditos e que espero que todo mundo goste”, ressaltou Cyneida.

Ao contar o que mais a surpreendeu na pesquisa, a jornalista dá um spoiler e antecipa uma história referente ao primeiro jornal impresso de Roraima.

“Esse jornal é de 1907, era escrito à mão, tinha quatro páginas e eram feitos 50 exemplares. Quem produzia era J. Justo, que ia de canoa pelo Rio Uraricoera, distribuindo o seu manuscrito, em uma época em que poucas pessoas sabiam ler e escrever”, contou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here