Foto: Ministério da Saúde

A mais recente atualização da plataforma ComunicaBR, do Governo Federal, indica um crescimento expressivo do Mais Médicos em Roraima. Desde o início de 2023, 187 novos profissionais passaram a atuar no estado. O crescimento é de 161%. Antes, eram 116 médicos do programa. Agora, são 303 profissionais na prestação de cuidados de saúde para a população roraimense.

Relançado pelo Ministério da Saúde em março de 2023, o Mais Médicos bateu recorde de adesão já no primeiro ano. Chegou a 28 mil médicos alocados até o fim de 2023 no país todo. O programa permite o acesso direto a profissionais de saúde nos municípios mais distantes dos grandes centros. Do total, 25.245 estão em serviços de atenção primária, incluindo consultórios de rua, população prisional e de saúde indígena.

Outra área em que houve aumento do atendimento público em saúde em Roraima foi no Brasil Sorridente, programa voltado para garantir o tratamento odontológico pelo SUS. O estado ganhou mais 36 novas equipes habilitadas em 2023. O total no estado é de 117 equipes.

Segundo os dados atualizados até dezembro de 2023, Roraima conta com 111 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando com custeio federal, 19 ambulâncias básicas e 1 UTI móvel do Samu e 79 novas equipes habilitadas para a atenção primária à saúde. Na área de saúde mental, as informações consolidadas em dezembro de 2023 apontam que 10 Centros de Atenção Psicossocial estão ativos no estado.

No Farmácia Popular, 4,30 mil pessoas em Roraima foram beneficiadas pelo programa em dezembro de 2023, e 4,18 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Outras 750 adquiriram remédios com desconto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here