Deputada Helena Lima (MBD) com o primeiro ministro da Guiana, Mark Phillips. Foto: Ascom parlamentar.

A deputada federal Helena Lima (MDB), única representante de Roraima na delegação brasileira, participa hoje (28) do último dia da 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), em Georgetown, Guiana. Seu principal objetivo é promover a conclusão da pavimentação da estrada Lethem-Linden, conectando Roraima ao Porto de Georgetown.

Desde 2017, o Brasil firmou um acordo de cooperação técnica com a Guiana para o projeto de engenharia desta estrada, considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Norte do Brasil e para a integração da América Latina. “Na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, tenho defendido incansavelmente essa iniciativa. Estou otimista quanto aos progressos a serem alcançados na reunião de hoje”, afirmou Helena.

Para a deputada, essa conexão entre Roraima e um porto de águas profundas como Georgetown impulsionará a economia local, criando empregos, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida da população. Ela explica: “Isso permitiria que nossos produtos fossem diretamente para o Caribe e o mundo via Porto de Georgetown e Canal do Panamá, diminuindo os tempos e custos de transporte. Esse projeto beneficiaria não apenas a Região Norte, mas até do Centro-Oeste do país.”

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, destacado convidado para o encerramento da Caricom, discutirá o assunto com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, fortalecendo os laços comerciais entre os países, especialmente após a descoberta de vastas reservas de petróleo e gás pela Guiana.

Amanhã (29), Lula também se reunirá com o chefe de governo do país vizinho, Irfaan Ali, quando deve abordar a crise entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo, disputado pelos dois países. Na Caricom, as discussões devem envolver temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a participação de Lula permitirá “dar novo impulso às relações do Brasil com os países caribenhos”.

Em seu discurso, o presidente deverá abordar temas comuns da agenda do Brasil, que este ano preside o G20 – grupo de 19 países mais ricos do mundo, além da União Europeia e União Africana. As prioridades brasileiras no mandato são a inclusão social e a luta contra a desigualdade, a fome e a pobreza, o enfrentamento das mudanças climáticas, com foco na transição energética, a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental e a reforma das instituições de governança global, que reflita a geopolítica do presente.

A comitiva presidencial inclui o ministro dos Transportes, Renan Filho; da Casa Civil, Rui Costa; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; de Planejamento, Simone Tebet; e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes. Acompanha ainda a deputada, o superintendente do DNIT em Roraima, Igo Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here