Prefeito Arthur Henrique (MDB) durante lançamento do ano letivo de 2024. Foto: Roraima1.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) esteve nesta quinta-feira (1°) na Escola Municipal Professora Nara Ney de Araújo Santana, a primeira da rede a ofertar o 6° ano do ensino fundamental. Localizada no bairro Caçari, a unidade conta com estrutura de ponta, com recursos tecnológicos e áreas pedagógicas modelo para a educação.

O 6° ano é um projeto-piloto que recebe inicialmente alunos das escolas Profª. Edsonina de Barros Villa (Bairro dos Estados) e Centenário de Boa Vista (Aparecida). A escola também vai ofertar 1º e 2º ano.

A unidade que atenderá cerca de 240 alunos leva o nome da professora Nara Ney de Araújo, que trabalhou na rede municipal de ensino por 18 anos.

“A gente já inicia o ano com escola nova funcionando e com essa novidade do 6° ano. Esse processo de ampliação foi uma demanda que a gente já recebia a muitos anos, pais que estavam com seus filhos no 5° ano e teriam que seguir para outra rede e que tinham a vontade de manter as crianças estudando nas nossas escolas, afinal nós temos a quinta melhor educação do país, com uma infraestrutura adequada para os alunos e profissionais da educação”, destacou o prefeito.

“A qualidade da educação está baseada em alguns pilares: infraesturutra, profissionais capacitados e materiais didáticos de excelência. A gente tem tudo isso para os 53 mil alunos e 6.500 profissionais de educação nas 136 escolas municipais de Boa Vista. Os recursos são fundamentais, não adianta ter profissionais capacitados e não ter as condições para as aulas: temos laboratórios de ciências, tablets, notebooks, robôs, Chromebooks, e nossa perspectiva é só de melhorar a qualidade do ensino. Educação para nós é prioridade”, concluiu Arthur.

Semana Pedagógica 

Com o tema “Escola que Ensina e Transforma”, a prefeitura realizou em janeiro a 10ª edição da Semana Pedagógica, no Teatro Municipal de Boa Vista. Com palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais, o evento reuniu cerca de 6 mil profissionais da área para a discussão das diretrizes que vão balizar a política educacional ao longo deste ano.

O evento é tradicional, ocorre sempre antes de iniciar o Ano Letivo, direcionado para professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretários escolares, merendeiras, gestores, vices e coordenadores pedagógicos. O tema propõe uma reflexão e discussões sobre o poder de práticas pedagógicas inovadoras, dentre outras iniciativas, em transformar o ensino escolar.

Também se trata de um momento de integração entres as equipes pedagógicas e um espaço para formação dos profissionais da educação.

Merendeiras

A Prefeitura de Boa Vista capacitou, esta semana, 330 merendeiras da rede municipal de ensino para atuarem no ano letivo de 2024. Distribuído em quatro turmas, o curso teve início nesta terça-feira, 30, e faz parte da programação da Semana Pedagógica deste ano, com objetivo de fornecer recursos para que os profissionais ofereçam um serviço de qualidade às crianças.

A capacitação envolveu temas como boas práticas alimentares, controle de estoque, preparo e aproveitamento de alimentos. A alimentação é uma das partes fundamentais do dia a dia escolar e, por isso, esta capacitação representa a ampliação do conhecimento das profissionais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here