Área de garimpo em terras indígenas em Roraima. (Foto: ISA)

Um empresário, de 34 anos, foi preso nessa terça-feira (30), em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, por suspeita de participar de esquema de exploração de garimpos na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ele foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) no fim do ano passado. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 4ª Vara da Justiça Federal da 1ª Região, com sede em Boa Vista e realizado pelo 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).

O homem seria sócio de um ex-deputado estadual de Rondônia, estado onde teriam uma empresa que vendia cassiterita extraída ilegalmente do território Yanomami para um dos maiores produtores mundiais de estanho. Apenas em um período de cinco meses, no ano de 2021, mais de R$ 166 milhões em cassiterita teriam sido comprados.

Em dezembro do ano passado, foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Roraima quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Também foi determinado o bloqueio de mais de R$ 240 milhões dos investigados.

Na oportunidade, somente um mandado foi cumprido pela PF na Operação Forja de Hefesto. O homem natural de Americana e residente em Santa Bárbara não foi encontrado e, desde então, era considerado foragido. Nesta terça, o Baep recebeu informações da localização dele e fez a captura.

O advogado do preso, William Oliveira, disse que a ação foi ilegal e arbitrária. “Não há nenhuma acusação contra ele, os fatos são antigos, ainda estão sendo investigados e ele se mudou para São Paulo há um bom tempo, com autorização da própria Justiça Federal”, disse.

Nesta quarta (31) deverá ser realizada uma audiência de custódia do suspeito. A Justiça determinou a suspensão das atividades da mineradora e o caso segue sendo investigado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here