Foto: Ascom/Secult

Uma manhã para recordar e manter viva a cultura indígena. Nesta terça-feira, 30, a  Biblioteca Pública Estadual, promoveu o lançamento de dois livros que abordam temáticas indígenas em Roraima e no Brasil: “Guerreiras da Ancestralidade” e “Refração”.

Refração, da editora Aue, por sua vez, é um livro que aborda sonhos e vivências de diversos povos indígenas pelo país. A escritora indígena roraimense Sineide France, do povo Macuxi, foi uma das nove selecionadas para ter o conto exposto no livro.

De acordo com Sineide, o livro retrata o tempo e vivências dos avós e do povo indígena. “Meu conto, chamado Guerreiras Morubai, é um conto baseado nas minhas vivências, juntamente com as minhas irmãs, aí trouxemos o nosso universo para o livro para os leitores conhecerem um pouco mais esse universo indígena sob o olhar de quem nasceu ali”, destacou a escritora.

A segunda obra lançada é o Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade 2024, que, nesta edição foi construído por escritoras de mais de 200 etnias espalhadas pelo Brasil. A autora Jama Wapichana teve a oportunidade de retratar o cenário da mulher indígena roraimense.

Segundo ela, o álbum é um poder de manifestação. “É uma forma de lutar por nossas raízes, lutar contra o processo de apagamento dessas identidades, além de ser uma forma de mostrar que a cultura está viva. São mais de 200 mulheres diferentes, que nunca publicaram suas histórias e vivências”, afirma Jama.

A roda de conversa para o lançamento dos livros foi promovida pela Biblioteca Pública de Roraima. A diretora Kátia Drummond explicou que o espaço é um lugar de todos e para todos os roraimenses.

“A biblioteca é um espaço diverso, cultural. Estamos vivendo um momento transversal, que seria a abertura de portas para todo tipo de cultura e seus fazedores. Educação é cultura e cultura também é educação. A partir de hoje, esses livros irão enriquecer nosso espaço”, ressaltou Kátia.

Os livros já estão disponíveis e para ter acesso, basta o leitor comparecer à Biblioteca Pública de Roraima, que fica localizada no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, no centro da capital.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here