Foto: PCRR

Dois adolescentes venezuelanos, de 15 e 16 anos, que foram sequestrados na noite de quinta-feira (11) foram localizados e resgatados no final da tarde desta sexta-feira (12) pela Polícia Civil de Roraima. Eles estavam sendo mantidos em um cativeiro, numa área de mata às margens de um igarapé, no bairro Treze de Setembro.

Cinco homens foram presos em flagrante acusados do crime de extorsão mediante sequestro. Todos eles são integrantes de uma facção criminosa, venezuelana. Eles usavam as roupas e acessórios das vítimas.

Eles estavam na noite de ontem em uma praça de Boa Vista e um deles recebeu o convite para ir até a casa de uma amiga, no bairro Treze de Setembro. No caminho, próximo da Rodoviária Internacional de Boa Vista, eles foram abordados por uns homens, todos venezuelanos. Temendo por sua segurança, os adolescentes não pararam suas bicicletas e aceleraram. Porém, ao chegarem na Avenida General Sampaio, eles foram rendidos e levados para um barraco, onde foram mantidos em cativeiro.

Os acusados do crime assumiram o controle das redes sociais das vítimas e passaram a falar com seus familiares, extorquindo-os, para mantê-los vivos.

Imagens das vítimas amarradas e com facões em seus pescoços foram encaminhadas aos familiares que se desesperaram. A mãe de um deles, uma venezuelana de 37 anos, procurou ajuda na manhã de hoje, no 2º DP (Distrito Policial), onde registrou um BO (Boletim de Ocorrência).

A Delegacia-Geral acionou a equipe de plantão do GRI (Grupo de Resposta Imediata), coordenada hoje pelo delegado titular do 5º DP, Jorge Wilton Nepomuceno.

Os criminosos descobriram que a mãe de uma das vítimas mora atualmente nos Estados Unidos e exigiu a recompensa, tanto dela, quanto do pai do garoto, em dólares. Da mãe do segundo adolescente, que mora em Boa Vista, os criminosos exigiram a recompensa em Real. O delegado não informou o valor cobrado pelo resgate.

Localização do cativeiro

Após o registro do BO, os agentes do 2º DP coordenaram as investigações que contaram com o apoio de policiais lotados nos cinco distritos policiais e do GRI.

“Após a comunicação do crime, os policiais fizeram várias diligências em locais diversos da Capital, mas não conseguiram resultados. Entretanto, já por volta das 16h30, devido a detalhes levantados por eles ao longo da investigação, os policiais decidiram fazer uma busca numa área de mata no bairro Treze de Setembro, perto de um igarapé e entraram em uma trilha que levou eles a um bananal. Neste momento, os policiais localizaram o cativeiro. As vítimas estavam amarradas e sentadas no chão”, detalha o delegado.

Reforço Polcial 

Em uma ação rápida, os policiais civis resgataram as vítimas e pediram reforços. Entretanto, enquanto estavam no local, perceberam a chegada dos criminosos. Três deles foram presos em flagrante no local e quatro conseguiram fugir se embrenhando na mata.

Com a chegada de reforços de mais policiais civis, da Polícia Militar e de integrantes do Exército Brasileiro, foi realizada uma varredura no local. A equipe da Polícia Militar conseguiu prender o quarto homem.

Próximo ao local do cativeiro, os policiais encontraram uma espécie de barraco onde viviam os autores do crime. Inclusive, neste local, os dois adolescentes foram mantidos reféns durante a noite.

“Quando os acusados foram presos, eles estavam vestidos com as roupas das vítimas que eles tomaram e com acessórios deles, como cordão, cinto, brinco. As vítimas estavam usando umas roupas dadas pelos criminosos”, disse o delegado.

Armas apreendidas Os policiais civis apreenderam dois facões que aparecem nas imagens que os sequestradores mandaram para as famílias.

“Eles fizeram fotos e vídeos das vítimas com esses facões. Eles colocaram os facões na cabeça, no pescoço deles. Em uma imagem aparece eles tentando cortar a orelha de um deles. Também foram apreendidos os rádios comunicadores que também aparecem nos vídeos que os sequestradores mandaram para a família”, detalhou o delegado, acrescentando que foi apreendido um colchonete, onde as vítimas foram deitadas. Os policiais localizaram e apreenderam, no meio da mata, as bicicletas das duas vítimas.

Reencontro com a família 

Ao reencontrar o filho na porta do 2º DP, após ser resgatado pelos policiais civis, a mãe de uma das vítimas não conseguiu segurar a emoção e chorou agarrada ao adolescente.

Nas diligências, os policiais constataram que familiares ainda chegaram a depositar dinheiro, tanto em Real, quanto em Dólar, na conta de pessoas indicadas pelos sequestradores. Os valores ainda estão em investigação e não foram divulgados.

Por volta das 20 horas, com apoio do Exército, os policiais prenderam uma quinta pessoa envolvida no crime. Diligências estão em andamento para identificar outros dois envolvidos no sequestro.

Os acusados foram identificados como sendo: J. J. E. G., de 24 anos, que mora no local do cativeiro. Ele encontra-se em liberdade provisória mediante imposição de medidas cautelares desde 14 de outubro de 2023, após ter sido autuado em flagrante por furto qualificado mediante concurso de duas ou mais pessoas. O homem responde a outros crimes na Venezuela por lesão corporal e posse de arma de fogo.

Também foi preso D. E. M. B., de 31 anos, que também mora no local do cativeiro, J. J. C. L., de 21 anos, A.A.C.V., de 29 anos e R. D. C. O., de 26 anos.

Eles foram levados para a sede do 2º DP, onde o delegado Jorge Wilton Nepomuceno lavrou contra eles um APF (Auto de Prisão em Flagrante) por extorsão mediante sequestro. Na manhã deste sábado, dia 13, eles serão apresentados na Audiência de Custódia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here