O Procurador-Geral Anil Nandlall disse quinta-feira que o governo de Guiana tranquilizou a vizinha Venezuela que não há plano para os EUA estabelecer uma base militar no país e que não tenha feito um pedido formal de uma.

Nandlall falou à Associated Press dias depois de Daniel P. Erikson, vice-secretário assistente de defesa dos EUA para o Hemisfério Ocidental, visitou a Guiana e um dia depois que as autoridades guianenses anunciaram que estavam buscando ajuda dos EUA para melhorar suas capacidades de defesa.

Nandlall e outros funcionários da Guiana têm procurado amenizar as tensões com a Venezuela sobre uma região disputada conhecida como Essequibo rico em petróleo e minerais que representa dois terços da Guiana e que a Venezuela reivindica como sua.

“Não fomos abordados pelos Estados Unidos para estabelecer uma base militar na Guiana,”, disse o Vice-Presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, acrescentando que o governo não conduz políticas públicas em conferências de imprensa.

Erikson visitou o país apenas algumas semanas depois que uma disputa de longa data sobre a região de Guiana-Essequibo se aprofundou, com a Venezuela realizar um referendo em dezembro para reivindicar soberania sobre a área.

Nandlall disse à AP que o presidente venezuelano Nicolás Maduro continua “convencido de que a Guiana poderia hospedar” uma base militar dos EUA. Ele disse que Maduro levantou a questão quando participou de uma reunião de mediação de emergência em St. Vincent no mês passado para falar sobre a disputa territorial com o presidente da Guiana, Irfaan Ali.

“(Ali) reiterou que não é assim, mas vamos incentivar a cooperação com os nossos aliados em defesa da nossa integridade territorial e soberania, disse Nandlall.

Guiana e Venezuela concordaram em abster-se de usar a força, mas a disputa continua, com a Venezuela insistindo que Essequibo fazia parte de seu território durante o período colonial espanhol e que um acordo de 1966 anulou uma fronteira desenhada em 1899 por árbitros internacionais.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here