Bicicleta de artista foi ornamentada de forma a homenagear Julieta (Foto: Paulo Bindá/ Jornal A Crítica)

Amigos, familiares e admiradores de Julieta Hernández deram, nesta quarta-feira (10), o último adeus para a artista venezuelana, em Manaus. O corpo da criadora da palhaça Jujuba, vítima de um feminicídio, foi velado na zona Centro-Sul da capital amazonense. O enterro vai acontecer na sexta-feira (12), na Venezuela.

Abalada, a mãe de Julieta, identificada apenas como Júlia, chegou ao local sem falar com a imprensa. Ela permaneceu dentro da capela para recepcionar quem foi prestar homenagens a artista.

Coletivos de artistas, em especial grupos de palhaços, estiveram presentes. Como forma de homenagear Julieta, todos foram caracterizados com seus personagens circenses.

A bicicleta usada pela palhaça venezuelana para viajar pelo Brasil se tornou um símbolo da presença dela durante a despedida. Ao lado do caixão, os pneus deram lugar a uma ornamentação de flores com pétalas de rosas, enquanto fitas coloridas decoraram outras partes da bike.

A imprensa foi impedida de entrar na capela e os familiares, assim como amigos íntimos, optaram pelo silêncio. O secretário executivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Kaká Bonates, explicou que estavam todos em luto e que, por isso, o Estado preparou um grupo de apoio que esteve no velório.

“Ela [a mãe de Julieta] tá com apoio psicológico, tem enfermeira aí, tem psicólogo pra dar apoio” informou Bonates.

O corpo de Julieta vai ser transportado para a Venezuela na quinta-feira (11). O destino final é a comunidade Puerto Ordaz, que fica em Ciudad Guayana, onde vive a mãe da artista. O enterro está previsto para acontecer nesta sexta-feira.

Homenagens

Na segunda-feira (08), o governo da Venezuela, através do Ministério do Poder Popular para a Cultura, destacou a trajetória de Julieta para a arte do país vizinho do Brasil. Em um comunicado, classificou a artista como ‘uma verdadeira embaixadora da paz em nossa América’

“Julieta foi uma verdadeira embaixadora da paz em Nossa América. No Brasil, desenvolveu intensos contatos com movimentos sociais daquela nação irmã sul-americana, mantendo sempre em alta sua pregação feminista, seu amor pela infância, pelos animais, pelo direito ao sorriso e pela Venezuela Bolivariana. […] O Governo Bolivariano e a comunidade artística venezuelana agradecem ao povo irmão brasileiro e à sua liderança social pelas manifestações e mobilizações realizadas a partir do momento em que Julieta desapareceu com sua bicicleta inseparável. Nem mais um! Honra e glória eterna a Julieta Hernández!”, disse em comunicado.

Em outro trecho, o governo venezuelano pede uma ‘punição exemplar’ para os autores do crime.

“O Ministério do Poder Popular para a Cultura da República Bolivariana da Venezuela repudia o feminicídio cometido contra a artista venezuelana Julieta Hernández no território da irmã República Federativa do Brasil e solicita punição exemplar para este crime abominável.”

Pedadala

Na sexta-feira (12), amigos de Julieta vão prestar uma nova homenagem a artista venezuelana. Uma pedalada em memória da personagem criada por ela, a palhaça Jujuba, vai percorrer as ruas de diversas cidades do Brasil. Campinas, Vitoria, Recife, Manaus e Salvador são algumas das cidades que vão participar.

Uma das apoiadoras da ação na capital do Amazonas, Nádia Aguiar, explicou que não existe uma entidade por trás da pedala.

“É um movimento horizontal, ele é orgânico. As pessoas vão se organizando e se juntando e todos se manifestam da forma que devem. As manifestações são individuais”, explicou Nádia.

Em Manaus, concentração está prevista para começar às 17h30, no Largo de São Sebastião. A saída vai ser às 18h, e vão sair do centro em direção ao bairro da Ponta Negra.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here