Foto: Divulgação/PRF

A Operação Samaúma da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 9 pessoas, e apreendeu arma, munições, 19 gramas de ouro, 39m³ de madeira, e ainda recuperou um veículo nas rodovias de Roraima. A ação ocorreu nas BR-174, BR-401 e BR-432.

De acordo com a PRF, o objetivo é de intensificar o policiamento para combater o escoamento de produtos florestais, o tráfico de animais silvestres, entre outros crimes.

Além disso, a polícia identificou crimes como: ter em depósito produto ou substância tóxica; transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. Bem como causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora; usurpação de bem ou matéria-prima da União – ouro ilegal; pesca ilegal; transporte irregular de produtos alimentícios e porte ilegal de arma de fogo.

Por fim a PRF explicou que o nome da operação se refere à ‘árvore rainha’. A Sumaúma era considerada sagrada para os povos originários e pode ter 120 anos. Logo, a árvore é predominante na região Amazônica.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here