Foto: divulgação

A Justiça Federal reverteu o afastamento do prefeito Pedro Henrique Machado de suas funções na Prefeitura de Alto Alegre, nesta sexta-feira (15). A medida revoga as cautelas que o mantinham afastado desde o final de agosto deste ano, em meio a investigações de uma organização criminosa envolvida em atividades ilícitas, como fraudes em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.

A decisão é da desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF), Solange Salgado da Silva, que afirmou não existir novos fatos que demonstrem perigo em Pedro Henrique exercer o cargo. Ela argumentou ainda que o afastamento de Pedro Henrique contraria o interesse da sociedade de Alto Alegre que o elegeu para o cargo.

Nas redes sociais, o político se pronunciou sobre a decisão. “Recebo com alegria a decisão do TRF que suspende meu afastamento e autoriza meu retorno ao cargo, continuar cuidando da cidade que há 7 anos estamos reconstruindo é a missão mais difícil, porém a mais importante da minha vida. Nos próximos dias farei um pronunciamento sobre todos os fatos ocorridos desde o dia 29 de agosto. Minha inocência irei provar perante o judiciário e principalmente ao povo que 2 vezes me elegeu prefeito. Eu estou retornando, meus amigos. Que Deus continue nos abençoando”, declarou. 

Operação Leviatã

Pedro Henrique foi alvo da Polícia Federal na operação Leviatã em agosto deste ano que investigava fraudes em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro. Os contratos firmados com as empresas investigadas chegaram a aproximadamente R$ 60 milhões.

Machado foi preso no dia 31 de agosto, se entregando após ser considerado foragido da Justiça por dois dias.  No entanto, ele foi solto 15 dias depois por decisão do ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou que ele respondesse ao processo em liberdade.

Com o afastamento de Pedro Henrique, a vice-prefeita Simone Friedrich assumiu o cargo. Contudo, a Câmara de Vereadores a afastou, colocando Valdenir Magrão, presidente da casa, como interino. O parlamentar não chegou a assumir o Executivo Municipal, tal movimentação foi posteriormente cancelada pela Justiça do município.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here