Usina Termelétrica Híbrida da BBF, movida a biomassa e óleo vegetal, localizada em São João da Baliza, Roraima. Foto: divulgação/ BBF

A superintendência de fiscalização técnica dos serviços de energia elétrica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não reconheceu os excludentes de responsabilidade apresentados pela Brasil Bio Fuels (BBF) e multou a empresa em mais de R$ 4,2 milhões pelo atraso da implantação da termelétrica em São João da Baliza, no interior do estado. A usina possui 17,6 MW de capacidade, tendo sido contratada no leilão para suprimento a Boa Vista e localidades conectadas, ainda em 2019.

Em 2021 a empresa apresentou cinco eventos como causas no atraso da BBF Baliza: dificuldades quanto ao aporte de capital e obtenção de financiamento no contexto da pandemia; demora na celebração de instrumentos do projeto; problemas relacionados ao sistema de transmissão de interesse restrito; dificuldades na obtenção de licenças e da LT, além de outras dificuldades nas demais etapas de implementação do empreendimento.

A companhia 

A BBF produz biocombustíveis e biomassa a partir da palma de óleo cultivada em plantio próprio. A empresa possui usina para produção de biodiesel em Rondônia e, até 2025, vai inaugurar a primeira biorrefinaria do país na Zona Franca de Manaus, para produção do Diesel Verde (HVO) e Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O biodiesel produzido a partir do óleo de palma é uma alternativa sustentável para substituir o Diesel S500, por não conter enxofre, não emitir substâncias cancerígena, além de reduzir em até 94% a emissão de CO2.

A Companhia possui 25 usinas termelétricas em operação e outras 13 em fase de implementação na região Norte, que atendem atualmente cerca 140 mil consumidores e proporcionam a retirada de mais de 106 milhões de litros de diesel fóssil anualmente, contribuindo para a redução de chuva ácida, fenômeno que incide sobre a floresta amazônica por conta do uso de diesel fóssil e impacta de forma crítica todo o bioma da floresta.

Recentemente, a BBF alcançou Grau de Investimento pela agência Fitch Ratings, atingindo a classificação BBB- com perspectivas positivas. A classificação configura a empresa como boa oportunidade de investimentos com baixo risco especulativo e boa capacidade de pagamento.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here