Foto: Nucri TJRR

Por meio da Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, com múltiplas ações que reforçaram a importância do combate à violência doméstica, com um foco especial em ações de prevenção, voltadas ao público jovem.

Os trabalhos iniciaram no dia 21 de novembro com a distribuição das cartilhas “Estou Namorando, e Agora?”, elaborada pela Cevid em parceria com o Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais do TJRR, para o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), com o objetivo de discutir e informar jovens e adolescentes brasileiros e imigrantes sobre a violência de gênero nas relações amorosas, o aumento do número de casos, além dos meios para pedir ajuda.

Já no dia 22, ocorreu a 2ª Edição do Selo Mulheres Seguras, com a entrega de selos que reconhecem projetos voltados à luta contra a violência doméstica e familiar. Receberam o Selo os projetos: “Todos por Elas Roraima”, “Direitos Humanos e Igualdade de Gênero nas Escolas”, “Movimento Inspirar”, “Gênero e Educação: Caminhos para a Equidade” e “Natudivas: Toda Mulher é uma Joia”.

A professora Joelma Fernandes, do Instituto Federal de Roraima Campus Boa Vista, idealizadora do projeto “Gênero e Educação: Caminhos para a Equidade”, aplicado com alunos de ensino médio no município de Amajari, agradeceu e parabenizou o TJRR por promover premiações que incentivam projetos de cunho social e voltados a temas sensíveis como a violência doméstica.

“Esse momento é muito significativo para mim por ser uma atividade que visa a coletividade, o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Então, fico muito feliz pelo reconhecimento”.

Cerca de 160 alunos da rede municipal de ensino receberam a certificação do projeto Maria vai à Escola. A ação ocorreu no dia 23 de novembro, no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. O aluno Kevin Isaías Ramires Ricardo contou que adorou as aulas do programa e gostou de aprender, principalmente sobre a vida de Maria da Penha e a importância da lei.

“Porque a lei vem de uma história que é triste, mas motivadora. Eu gostei também porque nos ajuda a entender mais sobre as leis e que o lugar da mulher é onde ela quiser e tudo que é importante para nós”.

A juíza titular da Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar do TJRR, Suellen Alves, proferiu uma roda de conversa sobre violência nas relações de namoro, com alunos da Escola Fernando Grangeiro, na Casa da Mulher Brasileira, no último dia de atividades e destacou a importância de palestras de prevenção.

“Nós abordamos as relações abusivas que podem acontecer no início de um relacionamento amoroso e é muito importante trabalharmos com a prevenção, esse vem sendo o foco atual da Coordenadoria para enfrentar esse mal que vem crescendo na nossa sociedade”.

Ações de prevenção também foram pautas da semana com a realização de rodas de conversa com o tema: “Construindo um Ambiente Seguro: TJRR e a Prevenção da Violência Doméstica” – evento que ocorreu simultaneamente nas unidades da capital (Sede Administrativa do TJRR, Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, na Secretaria de Qualidade de Vida e Prédio da Infância e Juventude), contando com a participação de servidoras e servidores.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here