Teresa Surita (MDB-RR) durante apresentação sobre os cases de sucesso da Primeira Infância na capital roraimense. Foto: divulgação.

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), continua levando a transformação da capital de Roraima para o Brasil. Nesta terça-feira, 28, a gestora apresentou detalhes de como iniciou a implantação das políticas públicas de 1ª infância para o Instituto Alana e organizações parceiras que integram a Agenda 227, em São Paulo.

O objetivo é criar estratégias que pautam ações prioritárias para crianças e adolescentes a partir dos casos de sucesso de gestores públicos. A Agenda 277 conta atualmente com 416 organizações signatárias. Cerca de 154 dessas entidades participaram da construção de um conjunto de propostas de políticas públicas abarcando 22 áreas temáticas, com o objetivo de colocar crianças e adolescente no centro do desenvolvimento do país.

Acompanharam a apresentação de Teresa integrantes do Centro de Referência em Educação Integral Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, ANDI – Comunicação e Direitos, Fundação José Luiz Egydio Setubal, United Way Brasil, Instituto Liberta, Fundação FEAC, Fundação Van Leer, dntre outros.

“O trabalho feito em Boa Vista é reconhecido pelo Brasil e fora do país. O que fizemos na cidade foi algo excepcional. Em 2001, Boa Vista era uma cidade muito pequena e tinha muitos problemas com relação à violência, envolvendo principalmente jovens. Na época, investimos muito nesses jovens e adolescentes com o projeto Crescer e hoje encontro com adultos que já passaram pelo projeto. Foi uma ação que recebeu muitos prêmios, mas era um processo muito difícil”, relembrou Teresa.

Segundo Teresa, foi a partir das dificuldades com a violência entre os jovens que passou a buscar conhecimento sobre políticas públicas para as crianças, desde a gestação. “A partir de então comecei a aprender sobre a primeira infância, participei do primeiro curso em Harvard, nos Estados Unidos, sobre Liderança Executiva em Primeira Infância. Em 2013, quando assumi a Prefeitura de Boa Vista, firmei o compromisso comigo mesma de implantar na capital de Roraima tudo o que aprendi sobre a 1ª infância, colocando as crianças como prioridade da gestão”, explicou.

“Começamos o trabalho tomando decisões políticas, buscamos conhecimento, planejamos ações, criamos estratégias de gestão e fomos atrás de parceiros. A partir daí, passamos a transformar Boa Vista com o objetivo de trazer qualidade de vida, onde a criança era a prioridade. Criamos um comitê da primeira infância, ainda lá em 2013, e tinha a participação de várias secretarias, inclusive a de Finanças, que ficou como presidente do Comitê para que não faltasse dinheiro para se investir nas crianças”, frisou Teresa.

Miriam Pragita, diretora executiva da ANDI – Comunicação e Direitos e membro da Equipe Executiva da Agenda 227, parabenizou Teresa e destacou o trabalho de Boa Vista como referência para o Brasil. “Sei do trabalho realizado em Boa Vista e que é um legado muito importante para o nosso país. Esse trabalho está servindo de inspiração para outras cidades. Esse encontro nos dará um norte e assim saberemos como fazer para levar esse trabalho a outras cidades”, afirmou Mirian, que também foi coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI – Rede Nacional Primeira Infância na gestão de 2018-2021.

Teresa ainda respondeu diversas perguntas feitas pelos especialistas que participaram de forma presencial e on-line. “Quero parabenizar Teresa pelo trabalho, pois fui a Boa Vista por duas vezes e tive a alegria de conhecer seu trabalho. Fiquei impressionada com a apresentação, principalmente os detalhes do começo dessa política pública. Boa Vista com certeza passa a imagem de que é uma cidade boa para todos. Os canteiros centrais, as praças com as pessoas à noite andando de skate, bicicleta. As crianças e as famílias brincando nas quadras, uma cidade sem violência”, repercutiu Cacau Leite, pedagoga e consultora de educação do Instituo Alana.

Teresa ainda destacou a parceira com o Tribunal de Justiça de Roraima. “Inclusive conseguimos enviar para Harvard vários juízes de Roraima. O TJRR chegou a criar uma creche dentro do prédio administrativo com todas as especificações da Prefeitura de Boa Vista para atender as servidoras mães. A transformação que fizemos em Boa Vista foi excepcional e essa sensibilidade para com as crianças foi sendo expandida tanto para as instituições de Roraima e o restante do Brasil”, finalizou.

Agenda 227

A Agenda 227 é um movimento inspirado no artigo 227 da Constituição Federal que debateu e elaborou um conjunto de propostas, programas e ações de governo para colocar as infâncias e as adolescências brasileiras no projeto de país que se quer construir. O acordo conta com a participação de mais de uma centena de organizações, que consolidam o conjunto de propostas de políticas públicas a ser apresentado às candidaturas. Três blocos distintos dividem os assuntos a serem abordados:

  • Bloco ECA (saúde, nutrição, educação, cultura)
  • Bloco inclusão, diversidade e interseccionalidades (igualdade racial, agenda de gênero, agenda LGBTQIA+, pessoas com deficiência)
  • Bloco ODS (saneamento básico, mudanças climáticas, acesso à justiça, produção e consumo)

As propostas tomam como referência os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo Marco Legal da Primeira Infância e por leis correlatas, em áreas como educação, assistência social, saúde e inclusão de pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, devem estar balizadas pelas metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso firmado pelo Estado brasileiro junto às Nações Unidas. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here