A população vulnerável, em situação de rua, agora contará com o auxílio de um ‘Consultório na Rua’, lançado nesta segunda-feira, 27, pelo prefeito Arthur Henrique. A van é totalmente equipada, pronta para iniciar atendimentos nas áreas de odontologia, psicologia, além de consultas médicas, pré-natal, aferição de pressão, glicemia e sinais vitais, curativos, dentre outros serviços básicos.
O consultório móvel contará com duas equipes multiprofissionais, que trabalharão em sistema de revezamento. De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a iniciativa faz parte do programa “Boa Vista + Saúde”, proposta que tem como objetivo reestruturar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS).
“É um veículo com tudo que é necessário para um atendimento humanizado e de qualidade. Sabemos que, por conta da crise migratória, a população de rua em Boa Vista cresceu significativamente e o ‘Consultório na Rua’ antecipará a necessidade dessas famílias em buscar nossas UBSs, contribuindo também para o desafogamento dos atendimentos e melhor qualidade de vida dessas famílias em vulnerabilidade”, explicou Arthur.
A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, afirmou que o ‘Consultório Móvel’ atuará de forma integrada, junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Entre os profissionais da equipe, estão: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnico de saúde bucal e psicólogos. As atividades ocorrerão de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às UBSs”, complementou.
Consultório na Rua – Instituído pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), integra o componente de atenção primária da Rede de Atenção Psicossocial. Atuará frente aos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, inclusive na busca ativa e cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas.
Confira os serviços oferecidos no Consultório Móvel:
> Ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, redução de danos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde;
> Avaliação de risco e identificação das necessidades de cuidado;
> Acompanhamento multiprofissional na unidade de atenção primária e na rua;
> Ações individuais, em grupo e visitas na rua;
> Acompanhamento em todas as linhas de cuidado descritas nesta carteira de serviços para crianças, adolescentes, adultos e idosos;
> Atenção ao pré-natal das gestantes em situação de rua;
> Atenção à saúde bucal;
> Atenção à saúde mental;
> Busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e outros agravos prevalentes na rua;