Foto: Semuc BV

Após recentes mudanças na Atenção Primária, Boa Vista sai na frente e se torna uma das primeiras capitais brasileiras a implantar o conceito de “APS do Futuro“, método para novas perspectivas e fortalecimento da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Como um marco histórico para o Brasil, a Prefeitura lançou nesta segunda-feira, 27, o programa “Boa Vista +Saúde“, no Teatro Municipal.

O programa, que fortalece o SUS no município com o apoio do Ministério da Saúde, tem a proposta de ampliar e qualificar os serviços de saúde ofertados em Boa Vista. De acordo com o secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, a prefeitura decidiu expandir estratégias nacionais reconfiguradas e reposicionadas para a capital.

“Nós temos diversas políticas nacionais que foram recompostas nos financiamentos por parte das decisões, tomadas no primeiro ano de governo. Fizemos um desafio ao prefeito Arthur, no dia 1º de março deste ano, para ter uma equipe de saúde da família a cada 12 mil pessoas e ele aceitou. Boa Vista pode ter um padrão europeu de garantia do acesso à saúde e isto pode acontecer ainda neste ano”, disse.

Recentemente, a gestão municipal reformulou as equipes da Atenção Primária à Saúde e ampliou a cobertura das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Durante o evento, o “Consultório na Rua”, mais nova estratégia em desenvolvimento na capital, também foi apresentado. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, conta que muitas mudanças foram implantadas ao longo dos últimos oito meses.

“Ampliamos a cobertura de Estratégia Saúde da Família de 41% para 85% da população. Foi, sem dúvida alguma, o maior aumento que o município de Boa Vista já viveu. Estamos construindo novas UBSs, temos aí uma meta de ampliar de 34 para 42 Unidades Básicas de Saúde, isso vai permitir que a gente amplie ainda mais as equipes e atinja uma cobertura de 110% da população”, celebrou.

O programa Boa Vista + Saúde

Considerada a porta de entrada do usuário no SUS, os serviços da Atenção Primária são desenvolvidos por meio das Unidades Básicas. Em fevereiro de 2023, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou em Brasília o conceito de “APS do Futuro” para que todos os municípios brasileiros ofereçam à população uma saúde acessível, eficiente e igualitária à população.

Em março, após a visita da ministra e da comitiva do Ministério da Saúde, o município iniciou um projeto estratégico para essa estruturação. Quatro meses depois, teve início a primeira etapa com a chegada de 75 novos médicos do programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. Em setembro, mais 45 novos profissionais chegaram à cidade.

Boa Vista, cidade modelo

Ainda, durante o lançamento, a ministra Nísia agradeceu em vídeo a parceria e o engajamento da prefeitura de Boa Vista neste ousado projeto de transformação da saúde municipal que tem alcançado mudanças significativas. Ações como dobrar a cobertura da Estratégia Saúde da Família na capital e aumento em mais de cinco vezes a cobertura das equipes de saúde bucal estão entre as medidas adotadas.

“Assumi a gestão sabendo que Boa Vista tinha grandes desafios pela frente. Por isso, a cidade foi escolhida para ser o modelo do programa APS do Futuro. Só neste ano, conseguimos atingir uma melhoria no atendimento de quase 500 mil boa-vistenses com provimento de 120 médicos do Programa Mais Médicos e garantir qualidade de vida à população”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here