Após mudança de estratégia do Ministério da Saúde para a vacinação contra a influenza na região norte, Boa Vista iniciou a campanha da imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), neste fim de ano. A ação segue até 15 de dezembro, antes do “inverno amazônico”.
Para atender as particularidades climáticas da Amazônia, a vacinação passa a ocorrer em todos os estados da região norte, sempre, entre novembro e dezembro. Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, a vacina protege contra os principais vírus em circulação.
“Toda a população do público-alvo deve ser vacinada, pois neste ano, a gente enfrentou uma cepa de gripe muito forte. Entre janeiro e fevereiro começa a surgir alguns períodos chuvosos e, consequentemente, se iniciam as recorrências das síndromes gripais e períodos sazonais da região”, disse.
Público-alvo
Crianças menores de seis anos, gestante, idosos, puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade devem tomar a vacina. Crianças que receberão o imunobiológico pela primeira vez tomam duas doses, com um intervalo de 30 dias.