Foto: ascom/ Caer

Como efeito do calor intenso e do período sem chuvas significativas em Roraima, nesta segunda-feira, 6, o Rio Branco atingiu 0,81 cm, o menor nível registrado desde o início do ano pelo Setor Operacional de Monitoramento da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

Em 2022, no mesmo período, a régua registrava 4,85 m, ou seja, 4,04 m a mais no nível do Rio Branco.

Diante da situação, a companhia está atuando com equipes técnicas de plantão e monitoramento do sistema de abastecimento, que está funcionando em sua potência máxima, incluindo o Centro de Captação, estações de tratamento e poços artesianos, com produção de 151.200 metros cúbicos de água por dia (151.2 milhões), garantindo o abastecimento de água na capital.

Além disso, no mês de setembro, a Caer instalou uma bomba de captação superficial no leito do rio, sobre uma balsa e capta mais de 160 litros por segundo, o que gera aproximadamente 13 milhões de litros por dia. E em uma situação extrema da estiagem do rio, a empresa estatal tem condições de acoplar mais uma bomba de 300Cv ao flutuante para a adutora de 900 milímetros.

USO RACIONAL DA ÁGUA

O presidente da Caer, James Serrador, reforçou que a empresa está preparada para enfrentar o período de estiagem mesmo que o Rio Branco atinja pelo menos 30 centímetros negativos, pois o volume de água produzido deve suprir toda a demanda de água. Porém, por ser limitado, o uso deve ser consciente, moderado e responsável por parte da população.

Dentre as dicas sugeridas pela Caer, os consumidores devem evitar lavar calçadas com água diretamente da torneira, optando por aproveitar água já usada na lavagem de roupas, por exemplo. Bem como, reduzir o tempo de banho, manter as torneiras bem fechadas e ensinar as crianças a utilizar apenas o necessário para higiene das mãos e escovar os dentes.

Outra dica é substituir as torneiras antigas por modelos de pressão ou com sensores, que chegam a reduzir o consumo de água em 40%, instalar arejadores de vazão dos bicos das torneiras. Os arejadores misturam ar na água, gerando a sensação de mais volume. A economia com estes aparelhos pode chegar a 75%.

Além de corrigir os vazamentos e caso observe que eles estejam ocorrendo no cavalete (estrutura onde o hidrômetro é instalado) ou antes dele, a população pode acionar a Caer pelos canais oficiais (appsite, pela Central de Atendimento 0800 280 9520 ou pelo WhatsApp 95 98406-3918).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here