Sede da prefeitura de Rorainópolis. Foto: arquivo.

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (17), por 24 votos, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 109/2023, que reconhece o estado de calamidade pública no município de Rorainópolis.

O pedido foi feito pela prefeitura por meio do Decreto Executivo nº 92/2023, de 9 de outubro de 2023.

Leia também: Duda Ramos diz que Leandro Pereira foi pressionado à renunciar prefeitura de Rorainópolis

Conforme a matéria, a situação vigorará pelo prazo de 180 dias, e poderá ser prorrogada em caso de necessidade, devidamente justificada.

“A medida se faz necessária diante do estado de calamidade causado pela grave crise econômica que assola o município, e que prejudicou o pagamento das folhas salariais dos servidores públicos causando, ainda, grave desequilíbrio orçamentário e financeiro”, cita trecho da justificativa.

Crise financeira

No dia 20 de setembro, foi protocolado um pedido de intervenção do Estado na Prefeitura de Rorainópolis por atrasos constantes nos salários do servidores. A solicitação foi encaminhada ao procurador-geral de Justiça do Estado, Fábio Stica.

O documento apontou que o ex-prefeito Leandro Pereira descumpria decisão judicial de manter o pagamento do servidores em dia. Diante da situação, a Justiça determinou que o presidente da Câmara Municipal instaurasse uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação.

Leandro renunciou ao cargo.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here