Foto: Divulgação/PF

Uma operação, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nessa terça-feira (17) cumpre mandados para desarticular uma organização criminosa responsável por adquirir ouro extraído ilegalmente em terras indígenas Roraima e no Pará e revender a joalheiros no Distrito Federal e São Paulo.

Segundo as investigações da corporação, o minério era extraído ilegalmente de terras indígenas de Roraima, incluindo a Terra Indígena Yanomami, e no Pará. Em seguida, membros da organização criminosa transportavam o minério por caminhões e aviões para Goiás. Depois, o minério era negociado e entregue a joalheiros do Distrito Federal e de São Paulo.

Ao todo, 92 Policiais Federais cumprem 33 mandados judiciais nos Estados de Goiás, Pará, São Paulo e no Distrito Federal, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. Entre os itens apreendidos, estão 15 veículos de luxo, avaliados em mais de R$ 4 milhões, e de nove aeronaves, avaliadas em mais de R$ 15 milhões.

Os crimes investigados são os de lavagem de capitais, usurpação de minérios da União, crime contra a ordem tributária e organizações criminosa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here