Foto: Semuc BV

A Defesa Civil do município de Boa Vista faz, neste domingo, 15, o trabalho de retirada de árvores nos bairros que mais foram afetados pela forte chuva que aconteceu na noite deste sábado, 14. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o volume de água chegou a 54 milímetros de chuva em menos de uma hora e ventos intensos de 30km/h. O previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de chuva de até 50mm para o dia todo.

A Central 156 recebeu, até o momento, 20 ocorrências relacionadas a quedas de árvores em via pública e terrenos particulares. De acordo com a agente da Defesa Civil, Magno Barros, os bairros mais afetados foram: Jardim Primavera, Santa Tereza, Asa Branca, Nova Canaã e Cidade Satélite, além de Santa Luzia, Jardim Floresta, Pintolândia e Caranã.

“O epicentro da forte ventania foi na rua Matrinxã, bairro Santa Tereza. Local em que foi registrada a queda de mais de cinco árvores e uma casa parcialmente destelhada. As demandas são atendidas conforme chegam pela Central 156. Segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Roraima está sob alerta amarelo de tempestade, com chuvas intensas que podem variar entre 20 até 50 mm/dia, e ventos intensos que podem chegar de 40 a 60 km/h”, disse.

Patrulha da Chuva – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também está acompanhando toda a situação na capital com a Patrulha da Chuva, que nesse período de verão opera em regime de mutirão. Varrição e catação de galhos e pequenas árvores em áreas mais afetadas já estão programadas para ser feitas a partir desta segunda-feira, 16. E, durante toda a semana, será feita também a limpeza geral nesses pontos mais atingidos pela cidade.

A Defesa Civil dá as seguintes orientações em casos de alerta de fortes chuva:

– Não está em contato com rede elétrica;

– Não se abrigar embaixo de árvores e estrutura de metal, principalmente, por conta de incidências de raios;

– Evitar transitar nas ruas da cidade a pé ou com veículos onde há incidência de forte chuva;

– Evitar aparelhos eletrônicos, principalmente, se estiverem conectados com a rede elétrica.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here