Foto: Helene Santos

Roraima completa 35 anos de criação. No dia 05 de outubro de 1988, com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, o Território Federal de Roraima foi transformado em Estado. E nessas três décadas e meia, o comércio teve uma representatividade muito grande no desenvolvimento econômico e social.

Segundo os dados da assessoria econômica da Fecomércio/RR, o setor do comércio de bens, serviços e turismo participa no PIB com 36,5% das riquezas geradas no Estado, atrás apenas para a administração pública, que concentra 45%. Para o presidente da Federação do Comércio, Ademir dos Santos, “o comércio contribui muito para o desenvolvimento de Roraima. Hoje esse setor representa quase 34 mil empresas, que empregam juntas 60,6% da mão de obra formal, aquela com a carteira assinada. Se a gente comparar com os outros setores da econômica, como a indústria, agropecuária e administração pública, somos o segundo maior gerador de riquezas e empregos no nosso Estado. Não temos dúvidas da grande e importante representação do setor terciário nesses 35 anos de criação de Roraima”, completa o presidente da Fecomércio/RR.

O economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fábio Martinez, explica que pelo avanço do comércio nos próximos anos Roraima deixa de ter a economia do contracheque para se transformar na economia do comércio. “Fizemos um levantamento no início do ano levando em consideração os números do comércio com geração de emprego, riquezas e número de empresas, e percebemos que até 2028 o setor de comércio de bens, serviços e turismo deve ultrapassar a administração pública. Teremos no futuro, não muito distante, mais empresas da iniciativa privada e mais empregos gerados nesses setores que são considerados significativos para o desenvolvimento de Roraima”.

E se depender da confiança dos empresários do comércio esse crescimento do setor deve se concretizar nos próximos anos. Segundo a pesquisa da CNC – Confederação Nacional do Comércio, o Índice de Confiança dos Empresariado em Roraima apresentou o quarto aumento consecutivo, ficando em 108,4 pontos neste mês de setembro de 2023. As expectativas para contratação de funcionários teve, novamente, um aumento significativo no mês, aumentando 11,0%, tendo 67,5% dos empresários entrevistados, afirmando que pretendem aumentar o seu quadro de funcionários ainda esse ano, ainda que seja em pequena quantidade.

A CNC prevê uma ligeira alta nas vendas do setor, de 2%, em 2023. Para o presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, “Apesar da chegada de datas importantes para o comércio, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, o cenário no varejo ainda é de cautela, por conta da alavancagem e até da situação de inadimplência enfrentada por uma parte das empresas, limitando investimentos”.

Empresas e consumidores mais inadimplentes

Apesar da queda recente dos juros, a inadimplência empresarial segue crescente. De acordo com dados do Banco Central, a inadimplência das pessoas jurídicas vem crescendo de forma acelerada desde a segunda metade de 2022. Do total de crédito concedido às empresas, 3,3% está com inadimplência há mais de três meses, o maior percentual desde agosto de 2018.

O mesmo quadro predomina entre os consumidores. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), também apurada mensalmente pela CNC, revela que tanto o volume de famílias endividadas, quando a proporção de consumidores com dívidas atrasadas apresentou aumento no último mês.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here