Reprodução/ redes sociais @marcinhobelota

O deputado Marcinho Belota (PRTB) denunciou nesta terça-feira (19) maus-tratos a animais no Jóquei Clube de Boa Vista. Após uma fiscalização no local, o parlamentar constatou que alguns animais de grande porte estão desassistidos e submetidos a condições precárias.

“Fizemos uma fiscalização no Jóquei Clube e verificamos que alguns estavam passando por maus-tratos. Apreendemos três deles, contando com apoio da CIPA [Companhia Independente de Policiamento Ambiental]. Sabemos de vários outros casos, mas logisticamente é impossível num único dia retirar tantos animais de grande porte e não termos onde colocar, porque se tivéssemos, teríamos feito”, desabafou Belota, que também relatou que o espaço passou cinco dias sem água.

Sob aplausos da Associação do Jóquei Clube, ele ainda reafirmou o compromisso com a bandeira que o elegeu.  “Diariamente, estamos na rua. Cansamos de tantos casos de maus-tratos e estamos tentando buscar uma solução para isso. No Jóquei não foi diferente. Os equinos sofrem mais, porque eles estão presos, amarrados. Continuaremos a diligenciar na defesa dos animais, não importa se quem os maltrata seja influente ou poderoso, pois continuaremos a atuar em defesa do que nos trouxe a esta Casa”, disse.

Apoio à causa

As falas de Belota foram apoiadas por outros deputados estaduais. Rarison Barbosa (PMB) parabenizou o deputado por dar voz “àqueles que não têm” e cobrou dos órgãos públicos providências para resolver o problema.

“Sou um deputado que tem acompanhado o seu empenho em defesa desses animais. Quando pensamos no jóquei, pensamos numa maioria rica. Imagina em outros lugares em que as pessoas não têm condições de manter. Quero parabenizar por essa causa justa, pois não podemos nos privar de legislar e fiscalizar. Que o poder público possa resgatar, mas também possa ter onde colocar os animais”, disse Barbosa.

Armando Neto (PL) também se somou à causa e falou sobre a audiência pública, requerida por ele, Belota e Marcelo Cabral (Cidadania), que tratará sobre o tema.

“Vejo o senhor atuando nessa bandeira e quero incorporar no seu discurso que no dia 28, às 9h, vamos tratar da problemática do Jóquei Clube numa audiência pública. Eu quero pedir ao senhor deputado e aos nossos pares, para que nós possamos, nesta oportunidade, fazer a nossa parte para tentar chegar a um projeto de lei”, complementou.

Ao encerrar o discurso, Belota sugeriu que o Jóquei Clube poderia ser transformado em um centro de equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo para o tratamento de crianças e adultos com deficiência.

“Este espaço tem mais de 30 anos de história e não pode ser perdido. Sabemos que vários membros desejam continuar com ele. Quem sabe o jóquei possa virar um centro de equoterapia? Sabemos dessa necessidade, pois nosso Estado ainda não consegue atender a todas essas solicitações. Seria maravilhoso. Agradeço aos membros do Jóquei Clube que há muito trabalham para resolver esses problemas”, concluiu.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here