Foto: reprodução/ imagens públicas

O concurso nacional unificado anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para preencher um total de 8 mil vagas no serviço público deverá ser realizado em março de 2024, segundo informou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr. A data inicialmente apresentada era 25 de fevereiro de 2024.

São necessários pelo menos 60 dias, a partir da publicação do edital, para a realização das provas. “Por isso que a gente projetou uma primeira data, que seria final de fevereiro, mas agora a gente já está revendo isso, inclusive em função de sugestões que a gente está recebendo dos órgãos, da própria população, que têm dito, com razão, que 60 dias talvez seja um prazo muito curto para os candidatos estudarem e se prepararem”, explicou Cardoso ao Metrópoles.

“Muito provavelmente deve ser um pouquinho mais para frente, talvez meados ou fim de março”, adiantou o secretário, frisando que as datas apresentadas no cronograma são apenas indicativas.

A proposta de realizar um certame unificado foi apresentada pela pasta da ministra Esther Dweck. A inspiração foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da Gestão, a coordenação do concurso envolve o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Inédita, a prova única foi idealizada a partir de dificuldades apresentadas pelos próprios órgãos, que, segundo o secretário, estão com as estruturas administrativas “muito debilitadas”.

“O governo federal autorizou muitas vagas ao mesmo tempo. É um fenômeno que não acontecia há muitos anos. Isso, de certa maneira, pegou os órgãos desprevenidos, porque houve um processo recente muito intenso de descapacitação dos órgãos e enfraquecimento das suas capacidades”, disse o gestor.

As provas serão realizadas em quase 180 cidades do país, incluindo todas as 27 capitais e abarcando todas as regiões. O desenho da distribuição pelo território nacional foi feito pelo Ipea.

“Tem uma distribuição espacial das cidades bem homogênea. Além dessa questão de densidade populacional, o Ipea utilizou critérios ligados ao que eles chamam de ‘raio de influência regional’ das cidades.”

O concurso unificado deverá impulsionar as oportunidades de emprego e ampliar a diversidade (social, demográfica e territorial), que será levada para dentro do setor público. “É o que a gente chama de burocracia representativa e responsiva”, destacou Cardoso.

Alguns órgãos que tiveram concursos autorizados no início do ano já lançaram edital. É o caso da seleção para técnicos administrativos do Ministério da Educação (MEC), cujo edital já foi publicado. Outros órgãos têm tradição de realizar concursos pequenos a cada ano. Por essa razão, estarão em disputa no concurso unificado entre 6 mil e 7 mil vagas.

Até 15 de setembro, o MGI deverá ter clareza sobre quais e quantos órgãos vão aderir. “Nossa expectativa é que a gente tenha uma adesão grande, por conta das vantagens que esse formato oferece para os órgãos”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal.

Os órgãos autorizados a realizar concursos públicos poderão aderir ao certame unificado até o dia 29 de setembro, em caráter voluntário. Os editais têm previsão de serem publicados até 20 de dezembro.

A prova será dividida em dois momentos, na mesma data:

1º) provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos; e

2º) provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos.

Como o governo se organiza por áreas, haverá a divisão por blocos temáticos, que são o conjunto de carreiras relacionadas à atuação do Estado em uma determinada área, como social, ambiental e da regulação. Assim, haverá um edital para cada bloco temático. “Nesse edital de cada bloco temático, a gente vai definir as características ideais dos candidatos para cada vaga daquele bloco”, explicou o secretário.

O candidato terá de escolher um bloco e poderá concorrer a todas as vagas que estiverem disponíveis ali, independentemente do número de órgãos.

Pode ser que haja bancas diferentes por bloco temático. O processo de licitação das empresas ainda está ocorrendo.

“O concurso é unificado, mas a prova não é única. Não é uma única prova para todo mundo. Ela tem um componente que, sim, é comum para todos, de questões objetivas gerais, e ela tem um componente que é específico, segundo o critério de bloco temático”, frisou Cardoso.

Taxa e cotas

Segundo o secretário, a taxa de inscrição deverá ficar em torno de R$ 100, valor dos últimos certames, com a vantagem de ser uma prova única para concorrência em várias vagas, além do provável barateamento dos custos com deslocamento até a cidade de aplicação.

A legislação prevê isenção dessa taxa para beneficiários do Bolsa Família e para a população de baixa renda.

O concurso unificado vai seguir a legislação atual no que se refere às cotas raciais (20% de reserva a negros) – também poderá ter uma reserva para pessoas com deficiência. Ainda não está definido se haverá cota para baixa renda.

Cadastro reserva

Com validade de pelo menos dois anos, o concurso unificado também irá formar cadastro reserva. Cardoso explicou que ele pode ser até três vezes maior que o número de vagas autorizadas. “A gente está checando ainda detalhes dessa legislação, porque, na prática, os órgãos aplicam isso de um jeito muito diferenciado.”

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here