Foto: Matheus Araújo/Funai

Representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) estiveram, nesta quinta-feira (24), na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para dialogar sobre a situação das Terras Indígenas (TIs) do estado de Roraima. A presidenta da fundação, Joenia Wapichana, recebeu os indígenas, que representam os povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Wai Wai, Sapará, Taurepang, Patamona, Yanomami e Ye’kuana; que fazem parte de 263 comunidades da região.

Estiveram presentes o assessor da Diretoria de Proteção Territorial (DPT), Manoel Prado Junior, e os membros do CIR, o coordenador-geral Edinho Batista de Souza, o advogado Ivo Macuxi, Mayra Wapichana, Lázaro Alexandre da Silva e Ernestina Afonso de Souza.

Edinho Batista de Souza ofereceu apoio à fundação em assuntos de interesse mútuo, como fiscalização e monitoramento. De acordo com o coordenador, o CIR pretende firmar um convênio com a Funai para a proteção e monitoramento de TIs. “Estamos aqui para afirmar nosso compromisso e dizer que você não está sozinha. Estamos aqui para te fortalecer nessa luta”.

O coordenador-geral do CIR também mostrou preocupação com a tese do marco temporal que, segundo ele, incentiva a ação ilegal de garimpeiros e grileiros na região, facilitando invasões às TIs. “Pedimos o reforço da presença do Estado em Roraima, visitas in loco e uma atenção especial à TI Yanomami”, enfatizou.

Outros temas como a situação da demarcação de 23 TIs em estudo da região, empreendimentos de grande impacto em TIs e apoio a projetos sustentáveis nos territórios, como a pecuária e a produção de energia sustentável, também foram pauta do encontro.

Durante a reunião, Joenia recebeu mensagens de apoio e agradecimento dos presentes. “A gente sente muito orgulho de vê-la nos representando nesse espaço. Estamos aqui no CIR fazendo o que aprendemos com você”, afirmou Mayra Wapichana. “Estamos juntos. Não vão calar a sua voz e nem a nossa. Você nos representa, e a luta vai continuar”, declarou Ernestina.

Na oportunidade, os indígenas também agradeceram a presença de Joenia na I Reunião da Coordenação Ampliada Deliberativa do Conselho Indígena de Roraima (CIR), ocorrida no dia 6 de julho. “Sua presença foi uma medalha para nós”, afirmou Edinho.

A luta pelas terras indígenas, que se encontra numa nova fase no governo atual, foi relembrada aos presentes por Joenia, que apontou que ainda há muito o que se fazer, enfatizando a necessidade de articulação dos povos indígenas para reivindicarem seus direitos.

A presidenta apresentou um panorama da situação atual da Funai, que veio de um processo de desmonte, com pouco orçamento e poucos recursos humanos. “A Funai está abrindo as portas para receber vocês e dar respostas efetivas”, afirmou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here