Senador Chico Rodrigues (União-RR). Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) celebrou, em pronunciamento nesta segunda-feira (21), a aprovação do projeto de lei que obriga o Estado a fornecer uniforme escolar aos alunos de escolas públicas em todas as etapas da educação básica (PL 2.108/2019). Ele ressaltou que essa questão vai além do ambiente educacional, alcançando diretamente a luta contra a desigualdade social no país.

“A oferta obrigatória de uniformes escolares por todas as instituições de ensino federais, estaduais e municipais da educação básica representa um passo fundamental para mitigar as desigualdades. Ao fornecer uniformes de maneira universal, estamos promovendo a igualdade de condições entre os estudantes, uma vez que, independentemente de suas origens socioeconômicas, todos terão a mesma vestimenta, mitigando as marcas visíveis de diferença entre eles. Isso promoverá um ambiente escolar mais inclusivo e menos propenso à discriminação e à segregação”, declarou.

O senador ressaltou o impacto psicológico positivo dos uniformes sobre os alunos, promovendo senso de pertencimento e identidade e fortalecendo o sentimento de comunidade. Ele destacou também que a oferta de uniformes escolares gratuitos aliviará as despesas das famílias, permitindo que os recursos sejam direcionados para outras necessidades básicas.

“Ao proporcionar igualdade de condições, promover um ambiente inclusivo, aliviar as despesas familiares e fortalecer a identificação com a escola, acredito que demos um passo muito importante para assegurar que todos os estudantes tenham acesso à dignidade. Esse tema é extremamente relevante, oportuno e vai atender à necessidade daquelas famílias mais carentes nos mais distantes rincões deste país”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here