Foto: Leo Costa

A Prefeitura Boa Vista inicia neste sábado (12), a Campanha de Multivacinação no Parque do Rio Branco e na Praça Mané Garrincha, simultaneamente. A ação, voltada para atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, faz parte da etapa de Movimentação Nacional pela vacinação para ampliar a cobertura em todos os municípios brasileiros.

Dessa forma, a campanha vai durar 15 dias seguidos em diversos pontos da cidade, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante a semana.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, é indispensável que as crianças e adolescentes estejam imunizadas, com a caderneta atualizada, e o município volte a registrar altas coberturas vacinais.

“A campanha é voltada para o público de criança e adolescentes até 15 anos de idade. Porém, vamos ofertar a vacinação para todas as idades. É muito importante que as pessoas busquem se vacinar, pois a vacina é prevenção de vários agravos que têm alto poder de disseminação, além de causar surtos e epidemias. Nosso objetivo é ter nossa população com uma alta cobertura vacinal”, disse.

Metas da Prefeitura

Conforme a Prefeitura, Boa Vista tem a meta de vacinar 95% do público-alvo do município, nesses 15 dias de ação.

Então para alcançar o objetivo esperado, a Secretaria de Municipal Saúde (SMSA) traçou um plano de imunização nas escolas e mapeamento de pessoas não vacinadas. Além da intensificação nas comunidades indígenas e áreas rurais, nos lugares de grande circulação do público-alvo, nos espaços de saúde e busca ativa.

Para atualizar a caderneta, é necessário apresentar o cartão de vacina e carteira do SUS aos profissionais de saúde. Crianças e adolescentes devem comparecer acompanhados dos pais. Em casos da ausência do responsável, a imunização ocorre apenas com autorização por escrita do representante legal.

Estarão disponíveis vacinas que protegem contra a poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras doenças.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here