Apoiador do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), pode não ter a união do ex-presidente para apoiar o candidato favorito pelo seu grupo político à Prefeitura de Boa Vista, o deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos). Pelo menos dois partidos à direita pretendem lançar nomes de apoiadores declarados do ex-presidente para o pleito de 2024.
O Partido Liberal (PL), atual sigla em que Bolsonaro está filiado, trabalha para ter um candidato próprio. O presidente do partido, em Roraima, Deilson Bolsonaro, afirmou que o nome a ser lançado está sendo avaliado internamente.
“Há uma chance, sim, de o PL ter seu candidato próprio. Vamos trabalhar em parceria para que a gente possa fazer da melhor forma, e nunca esquecendo o ponto mais importante: a sociedade. Todas as nossas decisões vão refletir no futuro para a sociedade”, afirmou.
Segundo o líder estadual do partido, o diretório nacional tem orientado que candidaturas próprias a prefeito sejam lançadas em todos os municípios ou, pelo menos, a indicação de nomes para vice-prefeito. O partido quer um nome que defenda a bandeira Deus, Pátria, Família e Liberdade.
“O alinhamento, hoje, quando se fala de tratar de ter candidatos próprios do PL, é justamente oferecer o espaço para os candidatos que defendem essas bandeiras e que querem o melhor da sociedade”, acrescentou.
União Brasil
Outro nome que pode ser lançado à prefeitura de Boa Vista é o do deputado federal Nicoletti (União Brasil), que está cotado pelo diretório nacional do União Brasil como o nome forte do partido. O diretório em Roraima é comandado pelo parlamentar.
“Sou um soldado do partido. O que for definido pelo diretório nacional será acatado por mim aqui, e a intenção é que o meu nome seja lançado, mas vai depender também das orientações a serem feitas nos próximos meses”, afirmou o parlamentar.
Caso o nome de Nicoletti seja confirmado, será a segunda vez que o deputado federal irá concorrer à prefeitura de Boa Vista. Em 2020, na disputa pelo Palácio 9 de julho, o parlamentar ficou em quinto lugar, com 13.451 votos, sem adesão do governo, e concorria contra a chapa do candidato a prefeito, Arthur Henrique (MDB), apoiada pela ex-prefeita Teresa Surita.
Nome do governo
Tanto PL quanto o União Brasil (UB) deverão lançar nomes para concorrer contra o candidato do grupo político de Denarium e do senador Mecias de Jesus (Republicanos). Apesar de não ter sido confirmado, de forma oficial, o consenso entre o grupo é que o candidato seja o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Sampaio é aliado de longa data de Denarium, chegando a ser líder do governo na ALE-RR antes de assumir a presidência da Casa, em fevereiro de 2021, após o afastamento do presidente anterior da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Antes do PCdoB, Sampaio se filiou ao Republicanos em outubro de 2021.
O desafio do grupo político de Denarium e Mecias de Jesus é o de lançar um candidato competitivo para concorrer à disputa contra o atual prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), que deve disputar a reeleição. Em 2020, os dois se uniram para apoiar a então deputada federal Shéridan (PSDB). Porém, o apoio não se traduziu em potencial para concorrer contra o emedebista. Shéridan obteve 14.055 votos (8,9% do total) e ficou na quarta posição.
Aproximação
Tanto Denarium quanto Mecias de Jesus são apoiadores de Bolsonaro e disputam o espólio político do ex-presidente, que apesar da derrota, nas eleições de 2022, obteve 76,08% dos votos em Roraima contra 23,92% de votos para Lula (PT) e, ainda tem alta aprovação no Estado. Apesar disso, tanto o Progressistas quanto o Republicanos ensaiam uma aproximação para fazer parte da base do atual Governo Lula.
Um dos reflexos deste movimento foram os agradecimentos dados por Denarium a Lula, por ter as demandas do Estado atendidas pela nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os elogios foram feitos durante o relançamento do programa Luz para Todos, na última sexta-feira, 4, em Parintins, no Amazonas.
“Fico muito feliz de estar aqui com o presidente Lula em mais essa oportunidade. O presidente tem olhado com muito carinho para as demandas do Estado de Roraima. Fomos atendidos em todas as demandas no PAC”, afirmou.
Outros nomes
Além de Nicoletti, Sampaio e de um nome a ser indicado pelo PL, a expectativa é que pelo menos outros três nomes concorram ao cargo de prefeito de Boa Vista: o do atual chefe do Executivo, Arthur Henrique (MDB), que busca a reeleição, o do advogado Gustavo Hugo (Rede) e o do auditor fiscal Ozeas Colares (Novo).