Foto: reprodução/ Facebook Antonio Denarium

O governador, Antonio Denarium (PP), está vendo pela primeira vez – desde que entrou na vida pública, o governo Federal trabalhar por Roraima. Apesar de ter sido o cabo eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Denarium agora “fez o L”. Viu diante de seus olhos a diferença entre prometer e cumprir, durante a assinatura da ordem de serviço para as obras do Linhão de Tucuruí, em Parintins – AM, na última sexta-feira (4), em evento com  presidente Lula (PT), e políticos do Amazonas e Roraima.

A obra que não andou na gestão anterior, sob seu aplauso e sua promessa, finalmente agora sai do papel. O governador de Roraima, no entanto, evitou fazer qualquer menção ao ex-presidente Bolsonaro. E tentou ainda mostrar uma intimidade inexistente com Lula e Janja. Passou vergonha. Apesar das cordialidades serem cumpridas, tanto da parte do presidente quanto da primeira-dama, o governador acabou sendo ignorado em alguns momentos do evento – como, por exemplo, quando Janja foi homenageada com flores e um cocar, e evitou o efusivo governador tentando fazer uma foto.

Como parte do protocolo cerimonial de um governo democrático, Denarium teve seu tempo de fala aberto pelo governo Federal e aproveitou para agradecer ao companheiro Lula pelo cumprimento da promessa alheia. Constatou diante de seus olhos a derrubada do argumento de que o presidente da República tenha alguma mágoa com o estado que foi majoritariamente Bolsonarista. Viu Lula provar, de maneira muito diplomática e cidadã, que é um gestor para todos, como disse em seu discurso de posse, e quem sabe assim se inspirar a fazer uma política abrangente, e não só para os amigos.

Por outro lado, com nítida admiração pelo trabalho bem feito a frente da prefeitura de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) foi convidado pessoalmente pelo presidente da República, e veio de Brasília no avião presidencial, junto com a comitiva. Outro tratamento. E têm sido muitas as provas de confiança do presidente no trabalho do prefeito: recentemente Arthur foi o escolhido para falar em nome de todas as prefeituras do Brasil, no relançamento do programa “Mais Médicos”, em Brasília.

Um pouco antes, em junho, o governo Federal buscou a prefeitura de Boa Vista para a realização do debate do Plano Plurianual Participativo, e para a realização do encontro, pediu apoio diretamente ao município, evitando passar pelo governo do Estado. Lula vê em Arthur o que não vê em Denarium: qualidade.

É com diálogo aberto junto ao Ministério da Saúde, que Arthur tem conseguido recursos para a manutenção do Hospital Infantil Santo Antônio, e conquistou a relevância necessária para que o governo Federal queira transformar nossa cidade em modelo para a atenção primária de saúde.

Arthur tem encontrado portas abertas junto ao governo Federal para resolver gargalos antigos da cidade, e tem avançado na abertura de diálogo para a solução de problemas que transforam a cidade, como a imigração desordenada. Recursos têm sido liberados e obras estão seguindo em vários segmentos em Boa Vista. Graças a relações diplomáticas e transparentes, Boa Vista está ganhando.

O prefeito precisa se se sentir lisonjeado pelo protagonismo que nossa capital tem tomado junto ao governo Federal, encontrando sempre portas abertas e tendo certeza de sua força política para conseguir fazer o melhor pela cidade. Não parece ser a toa a aprovação máxima que Arthur recebeu na pesquisa do Instituto Veritá, recém divulgada, onde é apontado como o prefeito mais bem avaliado das capitais brasileiras.

Enquanto uns choram pelo ex, outros encontram os caminhos para fazer política séria e com resultados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here