Foto: Jonathas Oliveira/Semuc BV.

O Instituto Butantan  está recrutando voluntários em Roraima, para o estudo da vacina tetravalente contra a gripe.

O imunizante está na fase III de desenvolvimento e precisa de voluntários em diversas regiões do país. Ele será aplicado em bebês e crianças com idade entre 6 e 35 meses (2 anos e 11 meses) nos centros de pesquisa parceiros.

Ao todo, 1.412 bebês e crianças participam desta fase. É importante lembrar que os participantes não podem ter tomado a vacina contra a influenza na campanha de 2023, já que receberão a vacina no estudo. Além disso, ser voluntário é uma forma de se proteger contra a doença e contribuir para o avanço da pesquisa.

No entanto, não podem participar do estudo aqueles com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina.

Sobre a vacina

A vacina tetravalente contra a gripe do Butantan é composta por duas cepas do vírus influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e duas cepas tipo B (linhagens Victoria e Yamagata).

“O produto já se mostrou seguro em análise feita anteriormente com os voluntários adultos, por um comitê independente de monitoramento de segurança. Vamos seguir investigando em todos os grupos etários a sua segurança e capacidade de gerar anticorpos”, afirma a gestora médica de desenvolvimento clínico do Butantan, Carolina Barbieri.

Como participar do recrutamento do Butantan

Por fim, para participar é importante entrar em contato com o Centro Oncológico de Roraima. Ele está situado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3497, bairro Mecejana em Boa Vista. Ou então os interessados podem entrar em contato por meio do (95) 99162-1921.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here