Foto: Reprodução

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, aparece em foto ao lado do prefeito de São Félix do Xingu, João Cléber de Souza Torres (MDB), acusado de dar apoio ao garimpo ilegal dentro da terra indígena Apyterewa, no Pará. Por meio de nota, ela informou que não sabia das denúncias contra o político no momento do registro da imagem.

O encontro aconteceu durante o evento “Justiça Itinerante Cooperativa”, programa coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de Wapichana, as ministras do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber e Cármen Lúcia aparecem em cliques ao lado do prefeito João Cléber.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o prefeito de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, por autorizar a abertura de uma estrada de terra para dar apoio a garimpeiros ilegais dentro da terra indígena.

Além de João Cléber, o MPF também apresentou denúncia contra o capitão da reserva Raimundo Pereira dos Santos Neto e Gaspar Francisco da Silva, apontado como grileiro. O militar coordenava a Funai no Pará por indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por meio de nota, a presidente da Funai afirmou que o encontro com o prefeito aconteceu apenas por se tratar de uma autoridade local e não sabia sobre as acusações que pesam contra o político. Joenia Wapichana afirma ainda que não teve nenhuma agenda exclusiva ou específica com João Cléber.

“É importante enfatizar que a presença do prefeito nesse evento decorreu de sua posição como autoridade local, por receber as autoridades presentes em seu município”, afirmou a presidente da Funai.

“Nesse sentido, é fundamental compreender que a presença do prefeito em uma fotografia ou em um evento conjunto não implica, de forma alguma, o apoio a ações questionáveis que possam ser atribuídas a ele em relação aos povos indígenas, principalmente quando essas informações não eram de conhecimento prévio da presidenta da Funai”, completou Joenia Wapichana.

Por fim, a Funai destacou o compromisso da autarquia na promoção dos direitos dos povos indígenas e na colaboração para garantir cidadania e justiça para todos.

2 comentários

  1. – Pois é! A Presidente da FUNAI, assim como o seu chefe, o Thief Nine Fingers, e todo bom esquerdista, nunca sabe nada de nada. Então, a cueca também não sabe que o orifício corrugado ao final da coluna vertebral excreta rejeitos fecais. O orifício excreta, o esquerdopata armazena na cabeça.

  2. Explica, mas não justifica a resposta dada pela sra. Joenia Wapichana de que não sabia das denúncias!!

    Eis que a denúncia contra o prefeito de São Félix do Xingu, referida na matéria em pauta, é um fato público e notório, amplamente divulgado, o mundo inteiro sabe !! É , portanto , inconcebível e inaceitável que a presidente da Funai não soubesse, justamente ela que – em razão do cargo que ocupa – tinha obrigação de saber.

    Ressalte-se, porém, que admiramos e respeitamos a sra. Joenia Wapichana pela sua história de vida, sobretudo sua luta pela demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e sua arrojada atuação como deputada federal na defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here