Foto: Roraima 1

No período de junho de 2022 a maio deste ano, Roraima apresentou 46.875 admissões e 40.475 desligamentos, gerando um saldo positivo de 6.400 novos empregos com carteira assinada. A variação relativa no estoque de trabalhadores no acumulado desses 12 meses foi de 9,75%, a maior acumulada no Brasil, o que indica um aumento significativo na contratação de novos funcionários.

Os dados são de um estudo técnico realizado pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), por meio da CGEES (Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Sociais), com base nas informações divulgadas esta semana pelo Ministério do Trabalho, através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

De acordo com o secretário da Seplan, Rafael Fraia, os dados refletem um trabalho comprometido com o desenvolvimento de Roraima, que leva em consideração a sinergia com todas as áreas de atuação, e mesmo com o saldo negativo de 30 empregos no mês de maio, o estoque se mantém estável no Estado.

“Os empregos gerados nos últimos meses têm caráter permanente. Se os postos de trabalho criados fossem apenas temporários, nós perceberiamos grandes variações, o que não ocorreu no período analisado. Se o emprego é duradouro, a receita do Estado para promover bens, serviços e bem-estar para a população é equilibrada”, frisou o secretário.

A análise da Seplan identificou ainda que os setores de serviços e agropecuária continuam sendo os maiores responsáveis pelo crescimento do número de contratações em Roraima. No acumulado de janeiro a maio deste ano, as duas atividades econômicas somam 2.621 novas contratações.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here