Foto: Jonathas Oliveira/Semuc BV.

A 21ª Corrida Internacional 9 de Julho, que comemora os 133 anos de Boa Vista, concentrou mais de 15 mil pessoas neste domingo, 9, no maior evento esportivo de Roraima. Os dados repassados pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista – FETEC, apontam que essa edição superou o público esperado para 2023.

A largada aconteceu ao lado do Portal do Milênio, na Avenida Ene Garcez. As premiações variaram de R$ 1.000 a R$ 8.500, dependendo da categoria e classificação, além de troféu e medalhas de participação. A partir das 16h40, teve a largada para a categoria Cadeirantes, com percurso de 5km e 10km; Já às 17h, foi a Elite/Atleta Geral, com 10km; e às 17h30, na categoria Geral e Servidor Municipal, com percurso de 5km.

Quem não perde uma corrida é a servidora pública Renata Trajano, 35, que também faz aniversário junto com Boa Vista e comemora desde 2015 com o grupo de corrida Jabuti do Lavrado, na 9 de Julho. Ela afirma ser uma atleta assídua desse evento esportivo.

Em 2017, ela teve um incidente doméstico onde acabou lesionando o joelho e  precisou parar com a corrida. Porém, isso não tirou a vontade dela continuar praticando a atividade física.

“Hoje não consigo mais correr diariamente, porém a 9 de julho é a única corrida a qual participo. Tenho 2 motivos para nunca perder esse evento: Primeiro por ser aniversário da melhor cidade da Região Norte, que é a minha Boa Vista e em segundo por ser meu aniversário, onde aproveito para comemorar em grande estilo com meus amigos de corrida e familiares”, disse a funcionária pública.

Quem também faz aniversário no mesmo dia de Boa Vista é o aeroviário Elvis do Nascimento, 33, que mora na avenida Getúlio Vargas, no Bairro São Pedro, um dos trechos por onde passam os atletas da corrida. Ele conta que já é tradição a família se reunir na frente da sua casa e mandar energias positivas para os competidores.

“Comemoramos todos os anos meu aniversário em casa, visto que nasci em 9 de julho de 1990, exatamente no centenário da cidade de Boa Vista. A gente começa a festejar meu aniversário três dias antes, para coroar com a corrida 9 de Julho. E a gente vai incentivando as pessoas que passam na frente de casa e da para ver que as pessoas ficam realmente emocionadas com a corrida de rua”, frisou o aeroviário.

MAIS PROGRAMAÇÕES – A comemoração dos 133 anos de Boa Vista não parou por aí! Durante a programação, o público também contou com shows musicais no Palco Velia Coutinho, com apresentações das bandas Bodó Valorizado/ Leka Denz; Frank Rafael e banda e finalizando com a Banda Garden.

E no Parque do Rio Branco, milhares de famílias fizeram questão de acompanhar a Esquadrilha da Fumaça com aeronaves da Força Aérea Brasileira que sobrevoaram o céu boa-vistense, encantando crianças, jovens, adultos e idosos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here