Foto: Funai

A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participou de uma reunião com professores indígenas Yanomami e Ye’kuana para discutir os desafios enfrentados pela Educação Escolar Indígena. Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de um processo de escuta ativa para apresentar um plano abrangente no fórum Yanomami, contemplando ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo é superar os desafios enfrentados pelos povos indígenas na área da educação.

“É importante conciliar informações e aproveitar essa oportunidade para mostrar como podemos avançar, valorizando cada sugestão e avaliação. A Funai está presente para contribuir, trazendo sua expertise na política indigenista, e deseja ouvir e dialogar com os povos indígenas”, destacou Joenia.

Durante os relatos dos professores das escolas indígenas presentes, Marcelo Ye’kuana, professor indígena, ressaltou a falta de acompanhamento e visitas por parte do governo do Estado nas escolas localizadas no território Yanomami. Ele enfatizou que as próprias comunidades construíram as escolas e que precisam de apoio para construção e reformas.

“Dentro da escola, enfrentamos dificuldades e precisamos da ajuda do Estado para adquirir materiais escolares, quadros, cadeiras e transporte. Além disso, falta coordenação pedagógica. Nossas crianças e adolescentes necessitam de construções em alvenaria, quadras esportivas e energia solar. Esses são recursos essenciais para atender às necessidades educacionais de nossa comunidade”, ressaltou.

Josemar Ye’kuana, outro professor indígena presente na reunião, compartilhou sua visão sobre a realidade no território, enfatizando as dificuldades enfrentadas. Ele destacou a falta de apoio do governo do Estado como a principal preocupação e ressaltou a importância de visitas periódicas para melhorar a situação.

Os professores indígenas Yanomami estão comprometidos em alcançar metas na educação escolar indígena e trabalham por iniciativa própria. No entanto, é fundamental contar com uma infraestrutura adequada para atender às necessidades das crianças. A presença do FNDE, Funai e MEC é crucial para levar as demandas das comunidades Yanomami para fora de Roraima, onde não recebem o atendimento adequado.

Júnior Hekurari, presente na reunião, expressou sua satisfação com o diálogo estabelecido e destacou a importância dessa oportunidade tão aguardada pelos povos indígenas. Ele ressaltou que são os próprios professores, alunos e pais que construíram os espaços de aprendizagem e que as prioridades e demandas já foram encaminhadas. Para Júnior, é essencial que os alunos tenham acesso à sala de aula, uma vez que os povos indígenas Yanomami já enfrentaram muitas dificuldades. Ele enfatizou a importância de plantar a esperança e fortalecer a cultura por meio do ensino da leitura e escrita.

A reunião também faz parte da construção do diagnóstico para a elaboração do Plano Específico de Educação Escolar Indígena para a Terra Indígena Yanomami. Esse plano será apresentado no Fórum de Governança Yanomami, que está previsto para acontecer em Maturacá, em julho, e reunirá diversas associações indígenas, como a Hutukara Associação Yanomami, a Associação Wanasseduume Ye’kwana, Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma, Associação Kurikama Yanomami, Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes, Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima, Hwenama Associação do Povo Yanomami de Roraima, entre outros órgãos e representantes.

Joenia Wapichana reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em parceria com as comunidades indígenas, ouvindo suas demandas e buscando soluções para promover uma educação de qualidade e respeito à cultura e costumes dos povos indígenas Yanomami e Ye’kuana.

O encontro foi realizado no Instituto Insikiran, na Universidade Federal de Rroraima (UFRR) e contou com a presença de servidores da Funai, representantes do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério dos Povos Indígenas (MPI), além das lideranças das comunidades indígenas.

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