Foto: arquivo/Semuc

Vai ter paçoca, sim Senhor! A iguaria típica do Boa Vista Junina está de volta e nesta 23ª edição vai superar o seu 7º recorde. Um dos símbolos da cultura roraimense e hoje considerada patrimônio cultural, a Maior Paçoca do Mundo entrou para a história em meio às comemorações dos 15 anos deste evento tradicional da cidade. Foi o bolo de aniversário mais inusitado e com a cara do Maior Arraial da Amazônia.

Feito à base de carne seca e farinha de mandioca, o alimento é tipicamente indígena e muito saboreado por pessoas de todos os lugares do Brasil. A ideia surgiu porque quando se comemora um aniversário, é tradição ter um bolo para dividir o momento com quem amamos. E assim aconteceu, o bolo de 15 anos do Boa Vista Junina foi uma paçoca gigante e saborosa que atraiu multidão para a Praça Fábio Marques Paracat em 2015.

“A Maior Paçoca do Mundo é nossa e nos orgulhamos muito de ter nascido dentro do Boa Vista Junina. É, de fato, a cara da nossa terra e uma das principais atrações do evento. É uma iguaria que tem uma grande representatividade econômica, visto que investimos em produtos locais como, por exemplo, a farinha, as bananas e a carne seca. Tudo isso vem dos nossos produtores rurais”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Que tal relembrar os recordes? Em 2015 a novidade veio com força total, agradando o boa-vistense. Na primeira edição foi meia tonelada (500 Kg) de paçoca. Em 2016 foi superado o recorde anterior com 775 kg. Em 2017, foram distribuídos 856 Kg. Em 2018 atingiu 1.023 Kg. Em 2019 veio mais um recorde, 1.050 Kg servidos. Já em 2022, foram  1.131 Kg servidos.

Este ano, vem o 7º recorde e será distribuído no dia 24 de junho, quinto dia do arraial. “Sempre que a prefeitura lança o Boa Vista Junina vem a pergunta da população ‘Vai ter a paçoca?’. Sim, vai ter. A paçoca já é um evento aprovado e que valoriza uma das iguarias mais tradicionais de Boa Vista. Agora em 2023, a Maior Paçoca do Mundo está vai buscar bater seu próprio recorde. Convidamos todos para prestigiar este momento”, convidou a superintendente de Turismo, Alda Amorim.

Patrimônio Cultural: Foi a Lei municipal n° 2.349 que declarou a Maior Paçoca do Mundo e a Damurida como patrimônios culturais e imateriais de Boa Vista. De autoria do vereador Bruno Perez (MDB) e sancionado pelo prefeito Arthur Henrique, o ato foi publicado no Diário Oficial do dia 23 de novembro de 2022.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here