Foto: Ministério da Saúde/divulgação.

Roraima apresenta um cenário de alerta para risco de epidemia de dengue e chikungunya. Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti realizado nos 15 municípios apontou o risco em nove municípios do estado.

A epidemia relacionada às arboviroses é quando atinge índice de infestação igual ou acima de 4%, sendo elas: Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Rorainópolis e São João da Baliza.

“Muito embora os casos prováveis dessas arboviroses estejam dentro do limite esperado, o LIRAa realizado no período de 08 a 12 de maio apresentou um resultado de risco para a transmissão dessas doenças para um cenário de epidemia”, explicou a gerente do núcleo, Rosângela Santos.

Dados também indicam que os municípios Amajari, Iracema, Normandia, Pacaraima, São Luiz e Uiramutã apresentaram médio risco para arboviroses, obtendo índice de infestação entre 1 a 3,9%.

Segundo Rosângela, parte dos focos encontrados no levantamento foram classificados como D2, que são os depósitos passíveis de remoção. Isso reforça ainda mais a necessidade de um cuidado maior por parte da população e do serviço de limpeza dos municípios na destinação do lixo doméstico.

“Mesmo que as equipes de endemias dos municípios estejam realizando visitas constantes, é fundamental a participação da população na luta contra essas doenças, já que temos um período chuvoso que facilita a proliferação do mosquito. Além disso, os gestores municipais precisam oferecer efetivamente uma coleta regular de lixo, facilitando a vida da população para o descarte desses itens inservíveis”, salientou.

Ações com foco no fortalecimento de estratégias contra as arboviroses vêm sendo realizadas nos municípios, como a oferta de capacitações para os agentes que atuam na saúde.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here