Agência Sicredi em Boa Vista, na avenida Ville Roy. Foto: divulgação/Sicredi.

Entidades e instituições que integram a área de atuação da Sicredi Celeiro, interessadas em pleitear recursos do Fundo Social do Sicredi, devem se cadastrar na plataforma Sicredi na Comunidade. O período de cadastro segue até a próxima quarta-feira, dia 31 de maio. O Fundo Social é uma iniciativa da instituição financeira cooperativa que visa apoiar entidades beneficentes em projetos e ações que impactam positivamente as comunidades onde a instituição está inserida.

A Sicredi Celeiro MT/RR, que desenvolve o Programa desde 2005, atua em oito municípios de MT – Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, Cláudia, União do Sul e Santa Carmem, bem como em três distritos – Primavera, Boa Esperança e Água Limpa, além da capital Boa Vista, em Roraima.

O Fundo Social do Sicredi tem a finalidade de apoiar entidades, atividades ou projetos que, em virtude do valor recebido, gerem benefícios e melhorias para as pessoas que vivem nas comunidades onde a instituição financeira cooperativa está presente, evidenciando as causas de Cidadania Corporativa do Sicredi que são Cooperação, Educação e Desenvolvimento Local.

Para se cadastrar as instituições devem acessar a plataforma, preencher o formulário e anexar os documentos relacionados ao projeto. A etapa seguinte do processo será a avaliação das propostas, que passarão por dois comitês, um local e outro regional. Na sequência, as entidades beneficiadas serão comunicadas pela cooperativa. A divulgação do resultado está prevista para acontecer no dia 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo.

Compete à cooperativa, por meio do comitê constituído para apreciação dos projetos, a definição do percentual que será concedido para cada proposta aprovada. O valor destinado para apoio será deliberado com base na relevância e impacto social da iniciativa.

O presidente da cooperativa, Laércio Pedro Lenz, afirma que o Fundo Social é uma ferramenta de fomento e desenvolvimento social das comunidades. “Nosso propósito é construir juntos uma sociedade mais próspera. E por meio da cooperação, da educação e do desenvolvimento local, que são premissas do Sicredi, apoiamos, por meio do Fundo Social, instituições que norteiam sua atuação com base nesses pilares, que são capazes de transformar a vida das pessoas”, destaca Lenz.

O regulamento do Fundo Social está disponível na Plataforma Sicredi na Comunidade (https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/). Para participar, a entidade precisa ser legalmente constituída com Estatuto Social e CNPJ, ser associada e possuir movimentação regular com uma das cooperativas do Sicredi que disponibilizam o fundo, além de estar com toda a documentação em dia. Outro ponto importante é que a entidade aplique o recurso conforme descrito no projeto.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 227 municípios e possui 296 agências, para o atendimento a mais de 1 milhão de associados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here