Foto: Jonathas Oliveira/Semuc BV.

A Prefeitura de Boa Vista ampliou a vacinação contra o vírus influenza. A partir desta segunda-feira, 15, o imunizante deixa de ser direcionado apenas para os grupos prioritários e passa a abranger toda a população não vacinada acima dos 6 meses de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O objetivo da abertura é proporcionar cobertura vacinal suficiente para prevenir e proteger das infecções virais que podem ser agravadas pelo clima frio e úmido, quando as pessoas passam mais tempo em locais fechados e sem circulação de ar natural.

“Essa ampliação visa diminuir a incidência de doenças respiratórias sazonais que ocorrem nesse período chuvoso e que muitas vezes evoluem de forma grave como alguns casos de pneumonia que temos detectado dentro dos hospitais do estado”, afirma a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras.

Cobertura – De acordo com os primeiros dados estatísticos sobre a cobertura vacinal, 24.512 doses já foram aplicadas até o momento, o que corresponde a 21,16% do grupo prioritário. E apesar da ampliação da oferta, o público-alvo da vacina contra a gripe continua seguindo o Programa Nacional de Imunizações.

É formado por pessoas com mais de 60 anos, crianças com 5 anos de idade, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, condições clínicas especiais entre outros, a fim de evitar o agravamento de suas condições em caso de infecção.

“Mas é importante que pessoas fora desses grupos ainda assim procurem as UBSs para se vacinarem contra a gripe”, ressaltou Christianny.

Vacine-se – No município, há 32 Unidades Básicas de Saúde equipadas com salas de vacinação que estão preparadas com doses da Influenza para receber a população. Para se vacinar, basta procurar a unidade mais próxima de casa portando documento de identidade, cartão do SUS e cartão de vacina. Acesse aqui o site da prefeitura com o endereço das UBSs.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here