Foto: arquivo

Roraima é o segundo estado com maior índice de desigualdade do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O extremo Norte fica atrás apenas da Paraíba no quesito desigualdade social.

Conforme a pesquisa, Roraima registrou, em 2022, um índice de Gini (que mede a concentração de renda e desigualdade econômica) de 0,547, ficando atrás apenas da Paraiba que registrou (0,558). Na sequência, em terceiro lugar, ficou o Rio de Janeiro (0,540).

Quanto mais perto de zero ficar o índice, maior a igualdade de renda.

1 comentário

  1. – A desigualdade no Estado de Roraima não é grande, é gigantesca, mas faltou ao autor da matéria esclarecer as razões e os responsáveis por tamanha dicotomia.
    – Nos últimos 5 anos a população foi aumentada em mais de um quarto, consequência da descontrolada imigração de venezuelanos, fugitivos da tirania bolivariana de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.
    – Roraima, que sempre foi muito prejudicado pelos governos da esfera federal de esquerda, por não conseguirem alcançar expressão eleitoral no Estado, a começar pela situação energética, não tem condições de absorver toda essa explosão demográfica que implica no assoberbamento dos serviços de saúde, educação, moradia, transporte e segurança, sem que haja alocação de recursos federais no montante necessário para fazer frente ao aumento de tais despesas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here