Foto: Nonato Sousa/ SupCom ALERR

Deputados que integram a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foram até o hospital Coronel Mota nesta quinta-feira (20), para verificar os problemas enfrentados pela população e servidores.

Eles receberam denúncias quanto à demora para pacientes crônicos serem atendidos na área de curativo da unidade gerida pela Sesau, localizada no Centro de Boa Vista. A média de atendimentos na sala de curativos, segundo servidores, é de 60 pacientes a cada manhã. São quadros crônicos de média e alta complexidade.

Gabriela de Sousa acompanha a mãe duas vezes por semana na fila do curativo para tratar um ferimento no pé esquerdo. Nos últimos três meses, a rotina delas tem sido a de madrugar na unidade. A saúde da mãe está sob investigação, mas enquanto o diagnóstico não sai, essa será a realidade.

“Aqui é muito pequeno e precisa ter mais profissionais para atender, principalmente às quintas-feiras, dia em que os servidores ficam sobrecarregados”, reclamou.

Segundo ela, é comum as pessoas chegarem às 2h ou 3h da manhã com a esperança de atendimento nos primeiros momentos do dia. A espera ocorre no corredor, onde a refrigeração é escassa, sem bebedouro ou banheiro adequado.

Na única sala de curativo, os poucos profissionais recebem de quatro a seis pacientes de uma só vez, sendo a maioria idosos e pessoas debilitadas, em cadeiras de rodas ou de muletas. “São três pessoas para esse serviço. Tem dia que passamos a manhã toda aqui sem comer nada. Lá fora, a gente fica em pé porque não tem assentos suficientes e sempre cedemos para quem precisa”, complementou Gabriela.

A diligência foi acompanhada pela presidente do Sindicato do Profissionais de Enfermagem, La Paz Perez, que buscou apoio na Comissão de Saúde da ALE-RR para verificar a sobrecarga dos profissionais da área. “Principalmente dos colegas que trabalham na sala de curativo às quintas-feiras, porque é o dia em que eles fazem os curativos dos diabéticos”, disse.

O aumento do número de enfermeiros no Coronel Mota, sugeriu La Paz, ajudaria a amenizar o problema. “Do jeito que está, é desumano para a população e para os profissionais, que estão sobrecarregados”, justificou.

A diretora-geral da clínica, Rayane Phranklismar, explicou aos parlamentares da comissão sobre o envio das demandas para a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). “Estamos em andamento para ampliação da sala de curativo e acredito que até o próximo mês a gente consiga ampliar e entregar para dar mais celeridade aos procedimentos”.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), parte dos acolhimentos poderia ser feita pelo município. “Justamente por uma falha na atenção básica, acaba vindo para o Coronel Mota. Então, a ideia é fazer um relatório técnico mostrando o que pode ser melhorado neste setor de curativos crônicos, com a contratação de mais profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, e a aquisição de material específico para que a população seja atendida da forma adequada”.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) participou da visita e garantiu que levará a situação para outras esferas. “Vamos fazer um documento e entregar ao governador para que ele veja a melhor e mais rápida maneira de resolver o problema”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here