Foto: Roraima1

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que vai avaliar a causa do desligamento geral do sistema de Roraima que ocorreu no último sábado, 15 de abril. Equipes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estão em Roraima.

O desligamento ocorreu às 17h19min e interrompeu 190 MW de carga no estado e teria atingido a capital Boa Vista e alguns municípios do interior. Segundo o ONS, a partir das 17h55min a recomposição do sistema foi iniciada, mas problemas técnicos no processo impediram o efetivo retorno ao atendimento das carga.

“A Roraima Energia pede desculpa aos seus clientes pelo ocorrido, e reforça seu compromisso de constantemente atuar para contribuir com a melhoria do fornecimento ao estado de Roraima. Esperamos que em um futuro breve, Roraima esteja interligada ao sistema Nacional, passando a usufruir de uma fonte mais robusta e estável”, divulgou a concessionária de energia.

A Eneva colocou a Usina Jaguatirica II à disposição para retomar o fornecimento de energia. Pelas regras do setor, as termelétricas só produzem energia quando requisitadas pelo ONS.

“Desde as 19h49 horas [do sábado, 15], a Usina passou a ser acionada pelo ONS, tendo respondido prontamente à demanda do Operador e sendo a primeira termelétrica a ter retornado para operação ajudando a rampa do religamento energia para o Estado. Também pelas regras do setor, Eneva aguarda agora o restabelecimento das outras termelétricas para subir a carga. A usina Jaguatirica II faz parte do empreendimento integrado Azulão-Jaguatirica. Com uma capacidade instalada de 141 MW, a unidade pode gerar energia suficiente para abastecer mais da metade do estado de Roraima. Uma energia mais limpa do que as alternativas a diesel e óleo combustível, segura e confiável que proporciona oportunidades de geração de renda, empregos e o desenvolvimento regional”, divulgou a empresa.

A ação foi liderada pelo ministério de Minas e Energia e envolveu as equipes do MME, do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica e das empresas geradoras que atuam no sistema da distribuidora Roraima Energia.

Desde o fim de semana, o governo de Roraima não se pronunciou sobre o ocorrido.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here