Foto: Pedro Alencar.

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, o documentário “Cristino Wapichana”, dirigido pelo cineasta roraimense Aldenor Pimentel, será disponibilizado gratuitamente na internet a partir do dia 19 de abril, ao meio-dia. O filme estará no canal do YouTube “A Arte de Aldenor Pimentel”.

O documentário “Cristino Wapichana” é uma produção independente, totalmente realizada em Roraima, com apoio da TV Universitária. Ao longo dos 14 minutos de duração, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho de escritor e o reconhecimento internacional que conquistou, bem como a respeito do papel do Estado na formação de leitores. A Direção de Fotografia do filme é de Pedro Alencar. O filme poderá ser assistido clicando aqui.

Finalizado em 2021, o documentário roraimense foi selecionado para cinco festivais de cinema: o 16º Festival Taguatinga de Cinema, do Distrito Federal, a 2ª Mostra Internacional Audiovisual [em]curtas – Mostra Variações em Sessões 2021, de Uberlândia (MG), o Prêmio One Earth, da Índia, o Festival de Cinema Latino e Nativo Americano, dos Estados Unidos, e o Festival The Paus Premieres, da Inglaterra.

O diretor – Natural de Boa Vista, Aldenor Pimentel também dirigiu o filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, vencedor até agora de sete prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais. Além disso, atuou como diretor, roteirista e produtor de cerca de 20 filmes ficcionais, documentais e de animação desde 2006.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here