Reiko Nakamura, Cônsul-Geral Adjunta do Japão em Manaus. Foto: ascom/Sesau

A cônsul-geral adjunta do Japão em Manaus, Reiko Nakamura, visitou nesta terça-feira (4), a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, provisioramente instalada em um hospital de campanha na avenida Brasil, em Boa Vista. O objetivo foi acompanhar a aplicação de uma doação feita pelo governo japonês em 2019, no valor de R$ 296.093,25. O projeto visava a aquisição de equipamentos médicos para a unidade.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) informou à visitante que  foram adquiridos uma série de itens, como bomba de infusão, ambus (insufladores pulmonares manuais), seringas, berço aquecido, oftalmoscópio, mesa auxiliar, tomadas de oxigênio, tomadas de ar comprimido e laringoscópio.

“Nós ouvimos que o sistema de saúde do Estado, sobretudo das unidades de Boa Vista, estava sendo muito sobrecarregado por causa do fluxo migratório. Então, o Governo Japonês decidiu ajudar nessa parte da saúde pública roraimense”, afirmou a secretária-adjunta da Sesau, Adilma Rosas.

A diretora da maternidade, Laís Blanco, acompanhou a comitiva e ressaltou os benefícios que a parceria com o Consulado Japonês trouxe para os pacientes e profissionais da unidade.

“Com essas doações, o nosso hospital se torna mais capaz de criar novos leitos e, consequentemente, atender mais pacientes com recursos e equipamentos que permitem nossos servidores atuarem com segurança, sempre pensando no bem-estar dos pacientes da instituição”, destacou.

Após a visita a maternidade, Nakamura ainda esteve no Centro de Referência do Idoso, onde também há parcerias ativas com o governo de Roraima.

“Após minha primeira visita à unidade, tenho a oportunidade de conhecer parte das atividades realizadas com os idosos neste ambiente acolhedor. Reafirmo o carinho e parceria do governo do Japão, onde contribuímos com a doação do ônibus para as atividades sociais com os idosos”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here